Como usar batata na saúde, beleza, casa e jardim: 23 dicas


Batatas são um dos alimentos básicos que a humanidade aprendeu a cultivar há milênios. As batatas de que falamos aqui, hoje, são as Solanum tuberosum, originárias dos Andes, no continente americano – e constituíam a base alimentar dos povos indígenas originários – incas, quéchuas, aimarás. A cultura se expandiu, com os impérios indígenas, até o México e, pelo resto do mundo, com os conquistadores.

Por todo o continente há batatas nativas mas, a batata que nós compramos, normalmente nos mercados, se chama de “batata inglesa”. Porém, na verdade, não é tão importante de onde vem a planta mas sim, o que se pode fazer com ela: batatas são comestíveis após cozimento, fritura ou assado – ou seja, são saudáveis quando pré-elaboradas sob ação do calor. Entram em diversas receitas, em todas as culinárias por onde compõe com outros ingredientes. Este é um tubérculo muito rico em amido de fácil digestibilidade sendo uma fonte de energia privilegiada para todas as idades e situações de saúde.

Batatas são utilíssimas mas, não só na mesa elas são excelentes. Aqui separamos 23 usos alternativos para as batatas, sem incluir os usos culinários que já tratamos em outros artigos.

NA SAÚDE E NA BELEZA

Casca de batata e fatias de batata são usadas como remédios naturais em diversos problemas de saúde – desde dor de cabeça e pressão alta até verrugas e manchas na pele, a batata tem bons efeitos já comprovados.

Nervosismo e instabilidade emocional

Um bom uso das batatas, para este caso, é cozinhá-las e beber sua água de cozimento. A água das batatas cozidas tem um efeito calmante muito eficaz.

Temperada com sal, a água de batatas é um excelente caldo também para acalmar o estômago, além do sistema nervoso, e pode ser tomado quente ou frio.

Nas queimaduras solares

Use fatias finas de batata, casca e água das batatas cruas para tratar a pele irritada por queimaduras solares ou outras queimaduras. O efeito calmante da batata, nestes casos e para o estômago, é atribuído à qualidade do seu amido.

A água de batatas cruas você faz espremendo uma batata ralada em um pano de algodão. Essa água é muito rica, calmante (para estômago e sistema nervoso) e alivia o ardor e prurido da pele machucada ou queimada.

Você também pode usar a batata crua e raladinha para atenuar o ardor e a vermelhidão facilitando a recuperação da pele judiada pelo sol.

Antienvelhecimento

Se você cozinhar batatas em água poderá usar esta para a limpeza do seu rosto – armazene na geladeira por até uma semana – com benefícios para a pele pois, essa água tem o efeito de retardar o envelhecimento natural para além de manter a pele limpa e saudável.

A água do cozimento de batatas ajuda a recuperar o viço da pele envelhecida e a reduzir marcas de expressão.

Olhos cansados com bolsas e olheiras

Um remédio natural para a mitigar as bolsas e olheiras que se formam na região dos olhos quando estamos mais cansados é aplicar rodelas fininhas de batata crua. Aplique e relaxe por uns minutos e você verá que o resultado é bastante rápido. O inchaço da pele vai diminuir e os sinais de fadiga desaparecerão.

É relaxante, atenua os sinais de fadiga, o inchaço das noites mal dormidas e até as olheiras mais escuras.

Dor de cabeça

Usar rodelas de batata para reduzir a dor de cabeça é uma prática bastante antiga. Você deve usar batatas cruas, frescas, cortadas em rodelas – primeiro, deixe as rodelas sobre a testa, por um tempo e, em seguida, proceda a uma massagem circular das têmporas com as mesmas fatias.

Contra insônia

Comer batatas cozidas no jantar é uma boa maneira de promover boas noites de sono. Acontece que a batata cozida ajuda a equilibrar a acidez estomacal e a reduzir qualquer problema digestivo que possa perturbar nossa noite para além de dar um conforto interno por sua fácil digestibilidade e, para se dormir bem é preciso que a gente se sinta bem, não é?

Nas verrugas

O uso de batatas para tirar verrugas é outro remédio antigo das tradições populares. Você precisará esfregar uma fatia de batata crua sobre a verruga, diariamente, até esta sumir (a verruga vai descamar até desaparecer). Pensa-se que são os teores de potássio e de ácido ascórbico (vitamina C) que a batata contém, que atua curativamente neste caso.

Calos e cicatrizes

Você também pode usar a batata crua para dissolver calosidades e cicatrizes, com o mesmo bom efeito descrito sobre as verrugas.

Máscara facial

Faça uma máscara facial emoliente com batatas cozidas em água pura e suco de limão para ajudar na redução de grossurinhas da pele. As batatas cozidas devem ser amassadas com garfo e misturadas com 1 colher de chá de suco de limão fresco. Passe no rosto e deixe agir por até 10 minutos. Enxague bem com água morna.

Para fazer compressas quentes ou frias

Você não tem bolsa térmica? Pois as batatas vão resolver seu problema conseguem manter por muito tempo a sua temperatura.

Batatas cozidas, amassadas, são um bom veículo para manter a temperatura que você precisa na sua compressa. Se precisar usar uma compressa quente, aqueça as batatas amassadas e coloque-as diretamente na região afetada ou com a ajuda de um pano – tenha cuidado com a temperatura, não vá se queimar.

Mas, se precisar de compressa fria – deixe as batatas amassadas alguns minutos no congelador. Cubra a massa de batata para compressa com uma gaze, lenço ou outro tecido para ajudar a mantê-la no local.

Para tratar a acne

Espinhas, pontos negros, vermelhidão e pele irritada podem ser tratados com batata crua – como água de lavagem ou tônico, com raspas de batata crua, como máscara sobre as lesões, ou mesmo esfregando a batata crua nas espinhas.

A batata tem efeito antisséptico e secativo, reduzindo as pústulas, a inflamação local e apagando, pouco a pouco, as cicatrizes.

Use a batata de alguma das maneiras descritas acima, deixe alguns minutos e enxágue com água morna. O uso continuado irá reduzir as inflamações, melhorar o processo de cicatrização e até sumir com algumas imperfeições da pele.

Para clarear manchas na pele

Para clarear manchas na pele, faça uma máscara facial com batata cozida em água, amassada para formar um purê e misturada com suco de limão. Aplique por 10 minutos e lave bem com água morna.

Reumatismo

O suco de batata crua é considerado um excelente remédio para o reumatismo. A tradição popular diz que é bom usar como compressa desse suco, na região dolorida – joelhos, tornozelos, cotovelos, etc e até em casos de dor muscular no pescoço, o torcicolo – para que o alívio aconteça.

NA CASA E NO JARDIM

Remover manchas ou cola das mãos

Esta é uma alternativa rápida e saudável para você remover manchas ou cola das mãos – esfregue fatias de batata crua na região que quer limpar.

Comida com excesso de sal

Exagerou no sal do caldo, do molho ou da sopa? Cozinha um pouco mais com uma batata inteira, ou cortada. Depois retire a batata pois esta vai absorver o excesso de sal do seu prato tornando-o adequado ao consumo outra vez.

Para limpar sapatos

Material impermeável, solas de borracha ou até camurça, em sapatos, podem ser limpos esfregando batata crua na zona suja. Depois, passe um pano ou escova para sapatos e puxe um brilho.

Compostagem doméstica

Casca de batata são uma ótima contribuição para a sua caixa de compostagem doméstica.

Na horta

Batatas brotadas podem, e devem, ser plantadas, na horta, jardim ou vaso e, assim você poderá colher suas próprias batatas para uso. Escolha um lugar ensolarado para as plantas mas, para guardar por mais tempo as batatas que vai usar, prefira um lugar escuro e seco, longe de cebolas e alhos.

Para a limpeza de ferramentas enferrujadas

Quando a ferramenta enferruja uma boa solução é esfregar fatias de batatas cruas misturada com cinzas de madeira. Na maior parte dos casos essa limpeza será suficiente para remover a ferrugem que se instalou.

Limpeza e polimento de talheres

Experimente fazer a limpeza e o polimento dos talheres com água de cozimento de batatas, desde que não tenha sal adicionado. Deixe os talheres mergulhados no líquido durante uma hora, enxague, seque e guarde.

Carimbos decorativos

Uma ideia simples e prática é fazer carimbos com metades de batatas cruas. Na metade lisa faça o desenho que quer reproduzir, depois mergulhe o carimbo na tinta e saia carimbando por aí. Serve para fazer motivos diversos nas paredes, em móveis, ou em papel, como brincadeira para crianças ou arte para adultos. Experimente.

Batatas, vasos e flores

Use batatas cruas no fundo dos vasos que você quer preparar para a sua sala – nelas você deverá fixar as flores e folhas do seu arranjo floral preferido. Espetadas na batata crua as flores e folhas que você escolheu para o seu centro de mesa durarão saudáveis muito mais tempo e ficarão, firmes, na posição que você quer.

Gerânios e rosas

Gerânios e rosas brotam facilmente caso você espete as estacas em uma batata crua, no fundo do vaso, coberta de terra. A batata contribuirá com os nutrientes necessários até que o enraizamento das plantas seja efetivo.

Cuidados com o uso da batata

Mas, para quem não sabe, da planta da batata só se pode ingerir o tubérculo, que é comestível após cozimento. Não se devem consumir as partes verdes pois são ricas em solanina e chaconina, dois glicoalcalóides bastante tóxicos e que não se degradam com o cozimento. Por essa razão, para que não acumulem glicoalcalóides, é que as batatas devem ser guardadas ao abrigo da luz e, nunca se usam as folhas ou ramas como alimento.

Porém, nas medicinas populares ocorre o uso tanto da batata crua, ralada, em uso tópico, como emplastro e compressas para tratar furúnculos e abcessos e, de suas folhas e flores, maceradas ou em decocção, também em uso tópico, para tratamento de dores reumáticas e em casos de artrites.

Um curioso uso das batatas estragadas

A necessidade de se buscar novos materiais para a produção de plásticos que sejam, realmente, biodegradáveis a curto prazo fez com que fosse descoberta a possibilidade de que as batatas estragadas sejam aproveitadas na produção de biopolímeros, uma alternativa muito interessante nas regiões produtoras de batatas onde, antigamente, se observava uma alta porcentagem de resíduos. Aqui há mais informação sobre esse assunto.

Talvez te interesse ler também:

BATATA GRATINADA: 3 RECEITAS PARA FAZÊ-LAS PERFEITAS E CROCANTES

PURÊ DE BATATA: 7 RECEITAS ALTERNATIVAS AO PRATO TRADICIONAL

BATATA-DOCE: USO E BENEFÍCIOS‏




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...