Por que Esmagar Baratas para Matá-las é uma Péssima Ideia


Lidar com uma infestação de baratas pode ser um desafio. Esses insetos são notoriamente inteligentes e se escondem em locais escuros e difíceis de alcançar, tornando a erradicação de seus ninhos uma tarefa árdua. No entanto, uma das piores abordagens para controlar a presença de baratas é matá-las por esmagamento, ou seja: chineladas e afins. Isso ocorre por várias razões críticas, sendo a principal delas o fato de que esmagar baratas não resolve o problema real e, na verdade, pode agravá-lo.

Doenças transmitidas por baratas

 

Um dos principais motivos para evitar esmagar baratas é o fato de que esses insetos são portadores de uma série de doenças prejudiciais à saúde humana. Eles podem transmitir várias doenças que são causadas por microrganismos patogênicos, incluindo bactérias, parasitas, vírus e fungos. A razão para isso está em sua dieta onívora e sua tendência a se alimentar de praticamente qualquer coisa que cruzar o seu caminho. Consequentemente, as baratas frequentemente carregam bactérias e germes perigosos em seus corpos, que podem transmitir doenças como:

Um estudo sobre baratas e patógenos de origem alimentar, menciona as seguintes doenças que podem ser transmitidas por baratas:

  1. Escherichia coli O157:H7: Uma cepa de E. coli que pode causar infecções gastrointestinais graves em humanos.
  2. Staphylococcus aureus: Uma bactéria que pode causar infecções da pele, infecções respiratórias e intoxicações alimentares.
  3. Bacillus cereus: Uma bactéria que produz toxinas responsáveis por intoxicações alimentares.
  4. Shigella dysenteriae: Uma bactéria que causa disenteria, uma infecção intestinal caracterizada por diarreia grave e desidratação.
  5. Salmonella enterica subsp. enterica serovar Typhi: A bactéria Salmonella Typhi causa febre tifoide, uma doença grave que afeta o sistema gastrointestinal.
  6. Rotavírus: Um vírus que é uma das principais causas de diarreia em crianças, particularmente em países em desenvolvimento.
  7. Aspergillus fumigatus: Um fungo que pode causar infecções fúngicas, especialmente em pessoas com sistema imunológico comprometido.
  8. Cryptosporidium parvum: Um parasita que pode causar gastroenterite e diarreia.
    Além desses patógenos, o artigo menciona outros microrganismos encontrados em baratas, alguns dos quais também podem representar riscos à saúde humana.

As baratas têm o potencial de serem portadoras e transmissoras de várias doenças, tornando sua presença em ambientes onde alimentos são armazenados ou manuseados um risco para a saúde pública. É importante tomar medidas eficazes de controle de pragas e manter boas práticas de higiene para evitar a disseminação dessas doenças por meio de baratas.

Por que não matar baratas por esmagamento?

O líquido branco que sai da barata quando ela é esmagada pode ser uma fonte de patógenos.

Quando uma barata é esmagada, ela pode liberar fluidos corporais, incluindo saliva, excrementos e secreções de suas glândulas, que podem conter microrganismos patogênicos.

As baratas podem abrigar vários patógenos em seus corpos devido ao ambiente sujo em que vivem e aos tipos de alimentos que consomem. Se esses patógenos estiverem presentes no corpo de uma barata e forem liberados quando ela é esmagada, eles podem representar um risco para a saúde humana, especialmente se entrarem em contato com feridas abertas na pele ou com a boca, nariz e olhos.

Portanto, é importante evitar esmagar baratas sempre que possível e, em vez disso, adotar medidas eficazes para controlar infestações de baratas, como higiene adequada e o uso de métodos de controle de pragas.

Propagação de doenças em sua casa

Matar baratas por esmagamento não apenas falha em abordar eficazmente o problema, mas também coloca em risco a saúde de sua família. Esmagar baratas geralmente resulta apenas na eliminação das que estão visíveis e fora de seus esconderijos, deixando o problema real intocado. Isso significa que, mesmo após matar algumas delas, a infestação provavelmente persistirá, já que o foco principal, o ninho, não foi eliminado.

Fingir que o problema não existe também não é uma opção segura, pois as baratas ainda representam um risco significativo de propagação de doenças em sua casa.

Tente remédios naturais, mas em casos de infestações graves, é recomendável entrar em contato com empresas especializadas em controle de pragas. Elas não apenas abordarão o problema com eficácia, mas também com segurança, garantindo a proteção de sua saúde e a erradicação completa das baratas em sua residência.

Respeitamos a vida da barata, mas também a nossa, portanto, lembre-se de que esmagar baratas não é apenas ineficaz, mas também pode ser prejudicial à saúde devido à disseminação de germes e bactérias. Adotar métodos de controle mais seguros e eficazes é a abordagem mais sensata para lidar com esses insetos indesejados.

Evite ambientes convidativos a baratas em sua casa para que elas, não sendo bem-vindas, não apareçam.

Fontes:

  1. Healthline
  2. Eric S Donkor. Cockroaches and Food-borne Pathogens. Environ Health Insights. Abril, 2020.

Talvez te interesse ler também:

Vespa-joia: o “Alien” e predador mais temido da barata

Dê o nome do ex a uma barata: a polêmica campanha de um zoo

As incríveis baratas-d’água gigantes super predadoras: comem de tudo, até serpentes

Baratas, micróbios e ervas daninhas serão os prováveis herdeiros do planeta Terra

Pequenas grandes transmissoras: as formigas carregam e espalham doenças

As cidades estão impregnadas de escorpião, um comedor de baratas




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...