Como plantar mamão no vaso e no jardim. 10 Super dicas!


Mamão é uma delícia saudável, alimentícia e medicinal. Uma fruta boa para todos os momentos e dietas, em qualquer época do ano. Vejamos aqui como você pode ter seu mamoeiro em um vaso ou no jardim.

O mamão, Carica papaya, é originário da América Central, uma planta de caule oco, folhas de pouca duração e frutos que crescem junto ao caule. Vejamos abaixo os 10 passos básicos para que você possa ter mamoeiro produzindo em casa, seja no jardim ou em vaso.

1. Sementar

Retire as sementes do mamão que você escolheu ou compre sementes selecionadas (em pacotinhos) mas, de preferência para as sementes de mamão que já existem na sua região – as plantas adaptadas regionalmente serão mais saudáveis e fáceis de serem cultivadas. No sudeste do Brasil você pode plantar os papainha e os formosa, que estes vão bem – no norte e nordeste você deverá procurar os que lá existem, ok?

2. Sol ou sombra?

Mamão gosta de sol mas cresce na sombra – coloque as sementes escolhidas nos locais definitivos – seja em vasos ou na terra do jardim – pois o mamoeiro não gosta de ser transplantado – mas, se preferir fazer sementeira em potinhos, escolha os descartáveis (copinhos de café) ou orgânicos (rolo de papel ou papelão), que você poderá cortar, sem danificar as raízes, ou colocar junto com a muda, na terra.

Então, o lugar onde você semear suas sementes de mamão deverá ser sombreado até que a planta atinja os 50 cm de altura – para isso você poderá ter o vaso de mamão debaixo de uma planta maior, ou coberto com sombrite, por exemplo.

arvore papaya

Fonte foto

3. A terra boa

A terra boa para o mamoeiro dever ser leve, arenosa e rica em nutrientes orgânicos de fácil assimilação – então, prepare antes sua terra, escolha um vaso grande (com 40 cm de boca e 60 cm de altura, no mínimo). Você deve fazer a drenagem de fundo do vaso e a terra deverá ter uma boa mistura de composto ou estrume bem curtido, húmus de minhoca, pó de casca de ovo, cinzas de madeira, com uma quantidade de areia misturada que garanta a respiração das raízes da planta.

Se decidir plantar no chão, faça uma cova grande e a preencha com a mistura de terra adequada.

4. Semear

Semeie suas sementes, cubra-as com um dedo de terra solta. Mantenha a terra úmida. Em 2 semanas começarão a surgir as plântulas (pequenas mudinhas que brotam da semente) e você notará que umas são mais fortes (grandes, vistosas, mais bem formadas) que outras – elimine as mais fracas selecionando as melhores.

plàntula de papaia

Foto – Plantulas de mamão

5. Flores do mamoeiro

Os mamoeiros podem nascer machos, fêmeas ou bissexuados portanto você deverá selecionar algumas mudas para ter maior chance de cultivar a combinação necessária. O sexo do mamoeiro só vai ficar claro quando este florescer – as flores masculinas são compridinhas e nascem primeiro, as femininas são mais gorduchas e ovaladas e nascem mais tarde. Essa variação se nota bem nos mamoeiros bissexuais onde as flores femininas estão localizadas abaixo das flores masculinas, o que facilita a polinização pelo vento. Para que seus mamoeiros possam dar frutos é preciso que tenha, na proximidade, pelo menos 1 mamoeiro macho para cada 15 mamoeiros fêmea então, você precisará ter mais do que um pé de mamão em sua casa e, garantir que tem um macho e um fêmea, pelo menos, certo?

flores femmininas

Foto – flores femmininas

flores masculinas

Foto – flores masculinas

fruto de mamoerio

Foto – Fruto de mamoerio

6. Água

Mamoeiro precisa de água em fartura mas, de jeito nenhum, de água parada no solo – esta planta é muito sensível à podridão das raízes e a alguns tipos de fungos resultantes do acúmulo de água, falta de ventilação e baixa insolação. Mantenha o solo do seu mamoeiro úmido mas não encharcado – verifique a quantidade de umidade afundando o dedo na terra do vaso (a terra úmida deverá manchar seu dedo levemente, a terra seca não manchará seu dedo ou sequer permitirá que você faça o buraco, não é?)

7. Alimente tua planta

Para ter bons mamões é importante que você alimente sua planta com regularidade – é suficiente dispor, ao lado dos pés da planta, 2 a 3 colheres grandes de composto bem curtido (também pode ser esterco ou cama de galinha) que serão cobertos com palha seca para evitar a evaporação rápida. Faça esse procedimento mensalmente.

8. Para ter frutos o ano inteiro

Mamoeiros dão fruto o ano todo desde que tenham luz solar com fartura, não sofram de falta d’água (nem de excesso) e o solo de que dispõem seja suficientemente rico em nutrientes mas, de qualquer forma, dificilmente um mamoeiro durará mais do que 3 anos com boa produção então, se você quer ter mamão fresco sempre, prepare-se para ter várias plantas de mamão em fases diferentes de crescimento.

9. Mamoeiros mais baixos

Alguns mamoeiros são bem altos o que dificulta a colheita dos seus frutos (mas facilita a mesma para os pássaros, claro). Se quiser ter mamoeiros mais baixos faça uma poda radical deixando o caule a 60 cm de altura (isso poderá matar seu mamoeiro mas, os que sobreviverem esgalharão à essa altura e você terá mamão à mão 🙂

10. Proteja tua planta

Mamoeiros, e mamões, são muito suscetíveis a doenças fúngicas, ataque de ácaros e viroses. Como você não vai usar produtos químicos, o jeito é ter uma quantidade de mamoeiros e eliminar, radicalmente, aqueles que estiverem doentes ou infectados.

Há uma série de frutas que podem ser cultivadas em vasos o que é especialmente benéfico caso você não disponha de terreno, jardim, quintal ou pomar mas tenha um varandão de caras ao sol – cultivar em vasos também é uma solução quando você precisa proteger suas plantas de ataques de caramujos comilões pois, será bem mais fácil impedir que eles cheguem à planta.

Especialmente indicado para você:

COMER MAMÃO PARA EMAGRECER: CONHEÇA OS BENEFÍCIOS

ALIMENTOS LEVES E SAUDÁVEIS PARA SE COMER À NOITE

ÁRVORES FRUTÍFERAS EM VASOS: DICAS PRÁTICAS E LISTA DE QUAIS CULTIVAR EM CADA REGIÃO




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Este artigo possui 1 comentário

  1. Vinicius Nunes de souza
    Publicado em 02/04/2021 às 5:52 pm [+]

    Muito bem organizado a matéria sobre o mamão


Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...