Suco de folha de mamoeiro é inseticida e tira manchas


Tem gente que experimenta e descobre cada coisa tão interessante, não é? Como essa descoberta da Neide Rigo – de que suco de folha verde de mamão é um eficaz inseticida. A Neide ficou sabendo que o suco da folha do mamoeiro era excelente para branquear roupa manchada – ela experimentou e gostou do resultado. Sim, as manchas saíram, a roupa ficou branquinha, branquinha.

Mas, não parou por aí. A Neide começou a matutar sobre o assunto e descobriu que pulverizando as folhas que estão afetadas por pulgão com um batido de água, folha de mamão e um pedaço de sabão, os pulgões e outros insetos morriam. Até formiga morre com esse inseticida natural, fácil de aplicar e super barato.

Outras técnicas para evitar os pulgões você poderá ler aqui: 5 REMÉDIOS NATURAIS PARA PROTEGER SUAS PLANTAS DOS PULGÕES

Mas, vamos por partes contar essa história que a Neide postou:

1. Tirar as manchas das roupas

É assim que se tira manchas com folha verde de mamão – é preciso bater as folhas com água, no liquidificador, coar, e molhar a roupa com esse líquido. Colocar a roupa molhada, para quarar, fechada em um saco plástico transparente. O sol, aquecendo a mistura, junto com a folha de mamão batida, deixará tudo branquinho. Depois é só lavar normalmente retirando bem os resíduos todos.

2. Inseticida de folha de mamão

A folha de couve atacada de pulgões, escolhida para o teste de eficácia do suco de folha de mamão, foi colocada em um prato e pulverizada com o suco de folha de mamão. Todos os pulgões morreram. O mesmo teste foi feito com água – havia a possibilidade de que os pulgões tivessem morrido afogados mas, a verdade foi que, os pulgões tinham sido, realmente eliminados.

A receita para o uso da folha de mamão é assim: pegue duas folhas de mamão, verdinhas, bata no liquidificador com uma quantidade de água, junte sabão em pedra e dissolva-o. Consegue-se um líquido verde escuro que deve ser pulverizado nas plantas infestadas com pulgões ou qualquer outro inseto. O sabão da formulação ajuda a que o suco de folha de mamão grude nos bichinhos e aja sobre eles.

3. Qual o princípio ativo da folha de mamão que atua nos dois casos?

O mamão, e todas as partes do mamoeiro, contêm uma enzima proteolítica poderosa para a destruição de proteínas – esta é a papaína. Junto com esta enzima também há a quimopapaína e a papayproteinasa ômega, dentre outros componentes.

Mas, a papaína, uma correlata da bromelina que existe no abacaxi, tem a capacidade de destruir cáries e qualquer outro organismo vivo quando existe uma ferida aberta. A suposição da Neide foi de que, talvez os pulgões não resistissem a um concentrado de papaína, da mesma forma que as manchas da roupa não resistiram.

O resultado, fabuloso, nos traz então a possibilidade de uso das folhas de mamão como inseticida de jardim, informação pela qual sou muito grata e que transmito a vocês que nos leem no Greenme Brasil de forma a complementar, com esse uso, um artigo anterior que escrevi sobre os inseticidas que podemos fazer em casa:

11 RECEITAS CASEIRAS DE INSETICIDAS E REPELENTES BIOLÓGICOS FÁCEIS DE FAZER

Especialmente indicado para você:

18 PLANTAS QUE VÃO TE AJUDAR A REPELIR OS INSETOS DA CASA E PRAGAS DO JARDIM

REPELENTE CASEIRO: CONHEÇA AS PLANTAS REPELENTES DE MOSQUITOS

COMO PLANTAR MAMÃO NO VASO E NO JARDIM. 10 SUPER DICAS!

ALIMENTOS LEVES E SAUDÁVEIS PARA SE COMER À NOITE




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...