Ecovila Dom José - uma alternativa sustentável, e barata, de se viver

  • atualizado: 
Ecovila

Você já pensou em ir morar em uma ecovila? Ecovila é como nós chamamos a uma comunidade, urbana ou rural, fundamentada nos princípios da sustentabilidade como filosofia e estilo de vida - esse é o conceito.

Enfim, para morar em uma ecovila é preciso que você arregace as mangas e ponha a mão na massa.

Já existem muitas ecovilas constituídas no nosso país - umas mais ricas, outras nem tanto, umas mais sustentáveis, outras só mais ou menos. Muitas são permaculturais, outras nem tanto mas, basicamente, os que vão morar em uma ecovila têm o sonho, e a vontade, de fundar uma comunidade que seja, realmente sustentável.

Esse é o exemplo da Ecovila Dom José lá em Alpestre, no Rio Grande do Sul, que hoje tem algumas, poucas, vagas para novos associados.

ecovila dom josé

Fonte foto

O processo é bem interessante - você tem que comprar um título, que é parcelado e, fica com o direito a uma casa, padrão, que é construída em mutirão. O total do valor é baixo se compararmos com o preço de uma casa em qualquer lugar - não chega aos 50 mil reais hoje. E dividido de forma a ser possível de se pagar.

Na Ecovila Dom José está localizada a Unipermacultura, que oferece cursos de permacultura e outras táticas para o bem-viver sustentável, uma verdadeira universidade da vida, que conta com o apoio e trabalho de técnicos gabaritados e dos camponeses da região, e uma variedade de cursos muito interessante, tanto presenciais quando tem plataforma EAD. Bioconstrução, permacultura, Telhado Verde e Técnicas de Urbanismo, Construção com Bambu, Ecopaisagismo são alguns dos temas que podem ser cursados na Unipermacultura.

Veja, neste vídeo, como vai o andamento das obras:

e neste outro, como é o projeto:

Muitas coisas estão acontecendo por lá, a todo momento, como foi o caso do Festival da Alma, que uniu a permacultura, a meditação e comunidades veganas em fevereiro passado

ecovila dom josé 3

ecovila dom josé 2

Fonte foto

Mas, talvez você queira primeiro, antes de se decidir a ir morar numa ecovila, sair por aí e conhecer outras comunidades que já estão estruturadas e até capazes de receber visitantes durantes as férias - dê uma olhada, aqui, neste roteiro de viagem para 10 ecovilas brasileiras, das mais antigas.

Bom, morar numa ecovila é uma mudança radical na vida de todo urbanóide - é sair da bolha de conforto e sufoco e cair com os dois pés bem assentes no barro do caminho. É fazer calos nas mãos - para aqueles que não os têm - para construir casas e lavrar a terra, fazê-la produzir sustentavelmente e também, é fazer calos nas ideias para descobrir formas viáveis de uma comunidade sustentável sobreviver em um sistema econômico que não é sustentável.

Talvez aí esteja o maior desafio, uma fase que prenuncia, eu acredito, uma enorme mudança global - a mudança para a consciência planetária e a formação do novo ser humano, mais humano, mais gente.

Especialmente indicado para você:

setaCOMO CRIAR UMA HORTA COMUNITÁRIA EM 7 PASSOS

setaCONHEÇA VAUBAN, UM BAIRRO SUSTENTÁVEL EM FRIBURGO, NA ALEMANHA

setaHORTAS URBANAS EM SÃO PAULO: UMA FORMA SUSTENTÁVEL DE BEM VIVER

setaAGRICULTURA SUSTENTÁVEL: 7 PROPOSTAS PARA UM FUTURO ECOLÓGICO