O que é uma casa sustentável?

Descubra como construir sua casa sustentável com passos práticos e econômicos. Reduza seu impacto ambiental enquanto economiza a longo prazo.


Vivemos em um tempo onde a consciência ambiental tem se tornado o foco das discussões pelo mundo. Nesse sentido, o conceito de casa sustentável surgiu e rapidamente ganhou grande importância. Mas você sabe exatamente o que torna uma casa sustentável?

Projetando uma casa sustentável ©Freepik

Projetando uma casa sustentável ©Freepik

Vida Sustentável

Uma casa sustentável é aquela que é feita não apenas para abrigar você, mas também para ter harmonia com o meio ambiente e reduzir o impacto ambiental. Assim, aproveitar ao máximo todo tipo de energia limpa e sustentável é um dos pilares dessa ideia.

Uma vida sustentável vai além da redução do consumo de energia ou da emissão de poluentes. É viver em harmonia com o ambiente à nossa volta, utilizando ao máximo o que ele nos oferece sem causar danos ou poluição.

Definição de Casa Sustentável

Energeticamente eficiente

Desde o seu design que minimiza o consumo de energia, uma casa sustentável é pontualmente pensada para aproveitar a luz natural e otimizar a utilização desse recurso natural tão importante, seja para aquecimento ou geração de energia. Com isso, não apenas você vai reduzir o consumo de energia como também reduzirá a pegada ecológica.

Ecológica

Os materiais utilizados para construção da casa sustentável também é um diferencial; pois sempre será dada preferência a materiais ecológicos, como por exemplo: aço reciclado, madeira recuperada ou vidros com tecnologia de captação de energia. Utilizando esses materiais você não apenas estará contribuindo para a conservação de recursos naturais, mas também estará auxiliando para um ambiente mais saudável.

Redução de resíduos

Mas o conceito de casa sustentável vai além da fase de construção. É preciso incorporar a ideia e estratégias de redução de resíduos. Desde sistemas de compostagem a iniciativas para implementar um sistema de reciclagem funcional. Assim, buscando minimizar a produção de resíduos e promover uma economia circular.

Afinal, o objetivo não é apenas o de construir de forma sustentável, mas também viver assim. A conservação do meio ambiente não se trata apenas de uma ação, mas sim de uma mudança de estilo de vida e hábitos.

Benefícios da Vida sustentável

A redução do impacto ambiental tendo um menor consumo de energia, redução dos resíduos gerados e diminuição das emissões de carbono são alguns dos benefícios que contribuem coletivamente para um planeta mais saudável. Além disso, a economia é um dos fatores primordiais dessa ideia. Embora o investimento inicial possa parecer mais alto que o normal, as economias geradas a longo prazo nos custos de energia na grande maioria das vezes superam as despesas iniciais e geram lucro. Nesse sentido, as casas sustentáveis são um investimento tanto para um futuro melhor quanto para sua economia.

Desafios

Um dos grandes desafios encontrados é a concepção errada que a maioria das pessoas tem de que ter uma casa sustentável é mais caro e gera mais custos que uma casa convencional. O que na grande maioria das vezes não é verdade e acontece exatamente o contrário. Isso se deve muito aos avanços tecnológicos que setores relacionados à sustentabilidade tem alcançado.

A própria energia solar é um exemplo claro disso. Sistemas solares fotovoltaicos que a alguns anos eram tratados como itens de luxo, hoje está acessível para a grande maioria da população, com valores muito menores e aproveitamento muito melhor da geração de energia.

Nesse mesmo sentido, outro ponto que temos que melhorar e que é vista com maus olhos pela grande maioria da população é a questão estética de uma casa sustentável. Mas a realidade é que essas casas podem ser tão bonitas quanto qualquer outra. Cada dia mais arquitetos e designers têm aprendido e buscado técnicas de harmonização das estruturas com a natureza.

Como tornar sua casa sustentável?

Com pequenas mudanças você estará gerando um grande impacto. A sustentabilidade começa com você, mudanças simples como reduzir o consumo de água e energia, utilizar eletrodomésticos que são mais eficientes e consomem menos energia são ações que vão contribuir muito para o futuro.

Adotar tecnologias sustentáveis também é um passo importante nesse processo. Painéis solares, sistemas de captação de água da chuva e soluções domésticas inteligentes são ações simples de se tomar que além de contribuir com um futuro mais sustentável vão gerar benefícios econômicos.

Conclusão

Assim, o conceito de casa sustentável vai muito além de uma moradia, é um projeto e um compromisso com o futuro, com a natureza. É uma questão de consciência e humanidade acima de tudo. Já estamos vivendo tempos difíceis, de mudanças climáticas e catástrofes cada dia piores. O momento da mudança é agora, não é amanhã ou ano que vem. Já estamos atrasados nesse processo e todo o nosso esforço será recompensado em qualidade de vida e economia.

Então agora, qual passo você dará em direção a um estilo de vida mais sustentável? Tudo começa com você agindo, tomando uma decisão e mudando. Se todos nós fizermos isso a sustentabilidade será cada dia mais menos um conceito e mais uma realidade.

Talvez te interesse ler também:

Suécia construirá bairro inteiro de madeira como modelo sustentável e inovador

Smartflower: a flor fotovoltaica que segue o sol e gera energia onde estiver

O que é Biofilia? Conceito, Origem, Significado e Importância




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...