O que é Biofilia? Conceito, Origem, Significado e Importância


Biofilia é um termo cunhado por Edward O. Wilson, renomado biólogo, naturalista, ecologista e entomologista, conhecido por ter desenvolvido a sociobiologia. Em seu livro de 1984, “Biophilia”, Edward O. Wilson descreve o elo instintivo e inato entre seres humanos e o mundo natural que nos cerca. Este conceito ressalta a necessidade inata de conexão com a natureza, algo profundamente enraizado em nossa existência evolutiva.

Etimologia – Significado

A palavra “biofilia” deriva de duas palavras gregas: “bios” (vida) e “philia” (amor), implicando, portanto, um amor ou atração pela vida e pelos elementos vivos. Wilson argumenta que essa conexão com o mundo natural não é apenas estética ou emocional, mas fundamental para nossa saúde física e mental.

A Importância da Biofilia

A importância da biofilia reside na compreensão de que a separação excessiva da natureza pode ter consequências adversas para o bem-estar humano. Com a urbanização crescente e o distanciamento dos ambientes naturais, a reintrodução de elementos naturais nos ambientes construídos torna-se crucial para a saúde e a harmonia humanas.

Wilson enfatiza que a biofilia não se limita à apreciação visual da natureza, mas abrange a interação sensorial e emocional com o ambiente natural. Essa conexão pode ser estabelecida por meio da presença de plantas, água, luz natural, entre outros elementos naturais, em ambientes fechados.

A incorporação da biofilia no design arquitetônico e nos espaços construídos não só melhora a estética, mas também promove a saúde física e mental das pessoas.

Benefícios da Biofilia

Estudos têm demonstrado que a presença de elementos naturais, como plantas em ambientes internos, reduz o estresse, aumenta a produtividade e a criatividade, além de melhorar a qualidade do ar interior. Além disso, a biofilia desempenha um papel fundamental no bem-estar psicológico, promovendo a cura mais rápida em ambientes hospitalares, melhorando o desempenho acadêmico em escolas com luz natural e conectando os funcionários ao ambiente de trabalho, resultando em maior satisfação e menor absenteísmo.

Em resumo…

A biofilia não é apenas um conceito, mas uma abordagem para reconectar seres humanos com a natureza em um mundo cada vez mais urbanizado. Reconhecer e incorporar elementos naturais nos ambientes construídos não apenas cria espaços mais agradáveis, mas também promove o bem-estar físico, emocional e mental das pessoas.

Fontes:

  1. Wikipedia
  2. Architecture Now

Talvez te interesse ler também:

30 Plantas que não precisam de sol pra você ter dentro de casa

10 Plantas para Criar o Microclima Perfeito em sua Casa

Plantas Sagradas: o que são, quais são e os poderes que têm




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...