Conheça a árvore ideal para sua calçada

a árvore ideal para sua calçada

As árvores nas calçadas dão cor, frescor, beleza e são importantes para a reciclagem do ar. Porém nem todas as árvores são exatamente adequadas para as calçadas. Algumas devido às suas raízes grandes ou superficiais, por seus frutos pesados ou lenho frágeis, que podem danificar a calçada ou causar danos às casas, pessoas, veículos, etc. Mas para você não errar, preparamos algumas dicas e espécies indicadas para o plantio urbano.

Antes de escolher a melhor espécie, vale a pena se atentar às leis ou regras definidas pelo seu município, ou entrar em contato com a prefeitura local para saber mais e ou solicitar o plantio. O governo municipal geralmente dispõe em seu Plano Diretor, de orientações e regras para evitar o crescimento de árvores que possam causar danos às calçadas ou ao tráfego de pessoas.

Após entrar em contato com a prefeitura local, é a hora de conhecer as melhores espécies de árvores para serem plantadas nas calçadas:

Ipê

Tabebuia sp: os ipês são de grande porte, com raízes profundas e exige poucos cuidados. É vastamente usado como árvore decorativa devido à sua florescência colorida e anual.

fonte foto: wikipedia.org

Pata-de-vaca

Bauhinia foficata: árvore brasileira, nativa da Mata Atlântica, de porte médio com uma das mais belas flores e folhagens. Possuem raízes profundas que não estouram as calçadas. Uma ótima opção para ser usada como decoração e em regeneração de matas degradadas.

fonte foto: sapp.org.br

Quaresmeira

Tibouchina granulosa: é uma árvore nativa de pequeno porte, raízes profundas, ela é elegante e bela e apresenta uma linda floração roxa que ocorre duas vezes por ano, possui um fruto pequeno. É uma das principais árvores utilizadas na arborização urbana no Brasil.

fonte foto: wikipedia.org

Resedá

Lagerstroemia indica: a resedá é uma árvore que não possui raízes agressivas, perfeita para as calçadas. Também possui um belo florescimento e é resistente à poluição urbana.

fonte foto: caminhosdeguapore.blogspot.it

Mas lembre-se que independente da espécie escolhida, as mudas exigem o mínimo de cuidado. E ao escolher, vale a pena levar em consideração as orientações da prefeitura e optar por espécies que dão frutas e flores pequenas, não possuam espinhos, nem raízes superficiais para que não prejudiquem a calçada.

Leia também:

AS 10 ÁRVORES MAIS ANTIGAS DO MUNDO

NÃO, A ÁRVORE MAIS ANTIGA DO MUNDO NÃO FOI CORTADA

ABRAÇAR UMA ÁRVORE PARA SENTIR-SE BEM

ÁRVORE DE JOSUÉ: A ÁRVORE MAIS AMADA E MAIS FOTOGRAFADA DO DESERTO

Fonte foto capa: freeimages.com