Como plantar e cuidar de Agerato: planta com flores em forma de pompons


Ageratum houstonianum, comumente conhecida como agerato, é uma planta encantadora e versátil que cativa jardineiros e entusiastas da jardinagem em todo o mundo. Neste guia, mergulharemos na origem, características, usos, cultivo e cuidados desta planta única.

Ageratum © Wirestock/Freepik

Ageratum © Wirestock/Freepik

Origem e Gênero

O gênero Ageratum contém de 40 a 60 espécies de plantas herbáceas, caracterizadas por suas pequenas flores azuis, roxas, brancas, lilases ou rosadas.

A espécie Ageratum houstonianum, nativa do México e da América Central, é uma das espécies mais populares e amplamente cultivadas deste gênero.

Informações Botânicas

O nome Ageratum deriva do grego “ageras“, que significa “não envelhecimento”, referindo-se à longevidade das flores.

A espécie Ageratum houstonianum foi assim nomeada assim em homenagem a William Houston (1695-1733), um médico escocês e botânico que coletou amostras dessa espécie.

Características

As características distintivas de Ageratum houstonianum incluem suas flores delicadas, folhagem verde brilhante e crescimento compacto.

As flores dessa espécie são macias, felpudas, delicadas e emplumadas, muitas vezes deliciosamente perfumadas e geralmente cobrem completamente as plantas. Cada cacho de flores consiste em cinco a 15 florzinhas tubulares.

O destaque do agerato são suas numerosas inflorescências em forma de guarda-chuva, lembrando pompons. Sua floração vai do final da Primavera até o Outono.

Imagens da flor Agerato

Veja neste vídeo do canal “Enciclopédia de Plantas” toda a beleza da espécie Ageratum houstonianum:

Usos

A espécie Ageratum houstonianum é amplamente cultivada como planta ornamental devido à sua beleza duradoura e de fácil manutenção. É cultivada principalmente como planta anual, sendo renovada a cada ano.

No jardim, a Ageratum houstonianum adiciona um toque de cor e atrai admiradores durante toda a estação quente. É especialmente popular para bordas de gramados e canteiros.

Suas flores atraem borboletas e outros polinizadores, proporcionando ainda mais vida ao ambiente.

Toxicidade

Várias espécies de Ageratum são tóxicas, pois contêm alcaloides pirrolizidínicos que causam lesões hepáticas e são tumorigênicas (causam tumor), como por exemplo, as espécies Ageratum houstonianum e Ageratum conyzoides.

Tenha cuidados e precauções no manuseio e mantenha a planta longe do alcance das crianças e animais de estimação.

Cultivo e Cuidados

Ageratum houstonianum é uma planta resistente, sendo uma escolha de baixa manutenção para jardineiros de todos os níveis de habilidade. Pode ser propagada por sementes, bastando ser semeada em solo úmido e bem drenado, em local com luz solar indireta.

As sementes germinarão em cerca de 1 a 2 semanas. Após o desenvolvimento das mudas, podem ser transplantadas para seus locais definitivos no jardim.

O cultivo de Ageratum houstonianum é relativamente simples, desde que sejam fornecidas as condições adequadas.

Para seu bom desenvolvimento, requer as seguintes condições:

  • Esta planta prospera em sol pleno ou sombra parcial e prefere solo bem drenado e rico em matéria orgânica.
  • É importante manter o solo levemente úmido, evitando o encharcamento, pois o excesso de umidade pode levar ao apodrecimento das raízes.
  • Prefere áreas com clima ameno, evitando temperaturas abaixo de 4°C. Não tolera geada nem seca.

Cuidados e Manutenção

A paisagista Nô Figueiredo oferece orientações sobre como cuidar e fazer a manutenção dessa planta neste vídeo do seu canal:

Agerato: Beleza Singela

As flores delicadas e cores suaves do Ageratum houstonianum transmitem uma sensação de delicadeza e carinho, sendo uma escolha popular para presentes destinados a expressar sentimentos de gratidão e afeto.

Ageratum houstonianum é uma planta encantadora e versátil que oferece beleza duradoura. Com cuidados mínimos, embeleza qualquer jardim ou paisagem. Experimente cultivar esta planta de beleza singela e deixe-se cativar por seu encanto.

Fontes:

  1. Wikipedia
  2. Gardenia Creating Garden
  3. Wisconsin Horticulture-Division of Extension
  4. Flores e Frases
  5. Como cuidar
  6. Enciclopédia de Plantas
  7. Nô Figueiredo

Veja outras Plantas com Belas Flores em:

Papo-de-Peru: Planta exótica que dá as maiores flores do Brasil

Episcia, planta-tapete de lindas flores e folhas: Como plantar

Zínia: Fácil de plantar, tem flores lindas e comestíveis




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...