Bem-vindo Outono com seus simbolismos, transformações e encantos


O Outono chegou! Uma estação mágica que transforma o Brasil em um tapete de tons dourados e avermelhados, com aromas aconchegantes e a deliciosa sensação de mudança no ar. Mas você sabia que o Outono vai além de sua beleza singular? Época de simbolismos, transformações e encantos, o Outono brasileiro nos convida a explorar suas nuances e descobrir suas histórias.

Equinócio de Outono: Um Momento de Equilíbrio e Reflexão

  • 20 de março de 2024: O equinócio de outono marca o início oficial da estação, com 12 horas de luz e 12 horas de escuridão em todo o planeta. No Brasil, o evento ocorre por volta das 12h33 (horário de Brasília).
  • Equilíbrio e Harmonia: A palavra “equinócio” deriva do latim e significa “noite igual” (ao dia). Esse momento representa o equilíbrio entre as forças da luz e da escuridão, um convite à introspecção e à reflexão.
  • Simbolismo Astronômico: O Sol, em sua jornada anual pelo zodíaco, cruza a linha do Equador celeste, dividindo a Terra em dois hemisférios com a mesma quantidade de luz solar. No Brasil, o equinócio marca o início da estação seca em grande parte do país.

Mergulhando na Mitologia

O mito de Perséfone e Deméter é uma história da mitologia grega que simboliza as estações do ano. Deméter, a deusa da agricultura, tinha uma filha chamada Perséfone, que foi raptada por Hades, o deus do submundo. Desolada pela perda de sua filha, Deméter deixou de cuidar da terra, levando à estação do inverno, quando a terra fica estéril. Após negociações entre Zeus e Deméter, Perséfone foi autorizada a passar parte do ano com sua mãe, trazendo a primavera e o verão, quando a terra se torna fértil novamente. Esta alternância entre a estação do crescimento e da colheita, representada pela primavera e verão, e a estação do frio e da dormência, representada pelo outono e inverno, é simbolizada pelo ciclo de vida de Perséfone entre o mundo superior e o submundo.

Como Aproveitar o Outono

  • Passeios ao ar livre: As temperaturas amenas convidam para caminhadas relaxantes em parques e bosques, piqueniques em meio à natureza e momentos de contemplação da beleza outonal. No Brasil, os parques nacionais e as áreas verdes oferecem paisagens exuberantes para aproveitar ao máximo o Outono.
  • Aconchego no lar: A estação é perfeita para desfrutar de atividades em casa, como leitura de um bom livro, culinária com os aromas e sabores da estação e jogos de tabuleiro em família. No Brasil, o Outono é um convite para se aconchegar em casa com a família e amigos, desfrutando da companhia uns dos outros.
  • Conexão com a natureza: Observe as folhas mudando de cor, os frutos amadurecendo e os pássaros migrando, conectando-se com o ritmo natural da estação e apreciando a beleza dos detalhes. No Brasil, a diversidade da fauna e flora oferece uma oportunidade única para se conectar com a natureza e seus encantos.

Bem-vindo Outono e essa nova etapa da vida.

Talvez te interesse ler também:

Horta no Outono → o que Colher, Plantar e Planejar nesta estação

Abril no Brasil, outono, frutas gostosas e muito mais

Caqui: aproveite todos os benefícios dessa fruta que dá apenas no outono




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...