O significado espiritual do Corvo, um animal encantador!

Os corvos são animais incríveis. Geralmente estão relacionados à morte, mas sua simbologia vai muito além disso.


Em nosso artigo O que seu animal preferido revela sobre a sua personalidade, uma leitora respondeu que seu animal preferido, o corvo, nĂŁo estava na lista. EntĂŁo aqui estamos nĂłs para falarmos sobre o corvo (Corvus corax), uma ave mĂ­stica e peculiar, encantadora por sua prĂłpria natureza.

Algumas curiosidades sobre o Corvo

Corvos são grandes påssaros (sim, são Passeriformes da família Corvidae). Estão presentes em todo o hemisfério norte e é a mais cosmopolita das espécies de corvídeos.

São aves incrivelmente fortes e bem adaptadas por causa de seu håbito alimentar onívoro (comem de tudo: carniça, insetos, grãos e frutas, pequenos animais e lixo alimentar).

Coexistem com os homens hå milhares de anos e podem viver até 21 anos! São tão bem adaptados que em algumas åreas corvos são considerados pragas por serem tão numerosos.

Todo o sucesso evolutivo do corvo mostra a sua versatilidade e sua inteligĂȘncia. É um animal que demonstrou notĂĄvel talento ​​para a solução de problemas, infelizmente explorado pelo homem de maneira nada Ă©tica:

Corvos sĂŁo considerados um dos pĂĄssaros mais inteligentes, senĂŁo o mais inteligente, da Terra. SĂŁo animais geralmente solitĂĄrios, que raramente respondem ao serem chamados, e sĂł compartilham seu conhecimento com aqueles que sĂŁo dignos dele.

E vocĂȘ achando que o corvo Ă© um animal sujo, que revira lixo e come apenas carniça, certo? Vai vendo…

O arquétipo do Corvo

©Tom Swinnen/Pexels

©Tom Swinnen/Pexels

Como ensina Old Craft, site especializado em ocultismo, Carl Jung associou o corvo ao arquĂ©tipo da sombra, o “lado escuro” de nossa psique.

Sendo assim, o corvo representa as profundezas do inconsciente, a escuridĂŁo, o poder, a intimidade e a verdade interior.

Na mitologia universal, o corvo é visto como um guardião de grandes mistérios porque, ao contrårio de outros animais espirituais, o corvo não é enaltecido por sua capacidade de enxergar no escuro, mas por sua capacidade de se tornar a própria escuridão.

É uma ave relacionada Ă  morte, por poder alimentar-se tambĂ©m de carne putrefata – cadĂĄver – o que faz muita gente temer o pĂĄssaro escuro. Mas isso Ă© reduzir demais a simbologia desse animal incrĂ­vel:

Acredita-se que o corvo possua conhecimentos sobre a vida após a morte: o que pode ser assustador, ou encantador, dependendo de cada pessoa.

Por todos esses motivos, o arquétipo do corno estå relacionado:

  • ao oculto
  • ao macabro
  • Ă  morte
  • Ă  destruição
  • Ă  guerra
  • Ă  sombra e Ă  escuridĂŁo
  • Ă  sabedoria
  • Ă  verdade
  • ao inconsciente
  • Ă  inteligĂȘncia
  • Ă  sabedoria
  • Ă  premonição
  • Ă  longevidade

Mas, muito além dessas analogias o corvo é um símbolo para os estados superiores do ser.

O significado espiritual do Corvo

JĂĄ deu para perceber que o Corvo Ă© um animal especial, ainda que muita gente o despreze, sinta nojo ou medo dele.

Ele Ă© conhecido como o “GuardiĂŁo dos Segredos”, sendo um mensageiro entre o cĂ©u e a terra, os mortos e os vivos, o homem e os deuses.

Portanto, se um corvo aparecer em teu caminho, fique de olho nas possĂ­veis mensagens:

  • Eles podem estar te avisando sobre uma mudança iminente.
  • Por conhecerem mundos diversos, eles trazem consigo o poder de dobrar o tempo e o espaço, criando situaçÔes de “lugar certo na hora certa” ou o contrĂĄrio…
  • Corvos tambĂ©m podem enviar mensagens do teu inconsciente profundo, atravĂ©s de sonhos, e revelar medos ou desejos reprimidos que vocĂȘ precisa reconhecer para se libertar de traumas e bloqueios
  • Corvos estĂŁo sempre dispostos a ajudar no autoconhecimento. Simbolizam as profundezas do inconsciente e Ă© um guia atravĂ©s deste.

A simbologia do Corvo

O símbolo do corvo data da era paleolítica quando muitos corvídeos circulavam em torno de acampamentos humanos e seguiam os caçadores para recolher as sobras das caças.

Estando sempre em situaçÔes de conexão entre morte e vida, ainda hoje a simbologia do corvo estå ligada à alma. Muita gente acredita que corvos tragam notícia de morte mas, mais do que isso, corvos representam a conexão entre, pelo menos, dois mundos.

Diz a lenda que NoĂ© teria enviado um corvo para verificar o fim da tempestade. Mas o corvo teria se esquecido de voltar porque ficou festejando com a carniça deixada pelo dilĂșvio. Por isso, NoĂ© amaldiçoou o pĂĄssaro a mudar sua plumagem de branco para preto, a comer apenas carniça atĂ© o fim dos tempos e castigou seus filhos a nascerem apenas no inverno.

Mas em muitas culturas prĂ© cristĂŁs, o corvo Ă© venerado e respeitado por sua inteligĂȘncia e capacidade mĂ­stica. Acredita-se que matar ou ferir um corvo traga muito azar, afinal, bruxas e mĂĄgicos experientes podem se transformar em corvos para escaparem de seus inimigos.

©Lalfulano123/Wikipedia

©Lalfulano123/Wikipedia

Não é apenas morte, ocultismo e bruxaria que simboliza o corvo. Nas mitologias grega e romana por exemplo, o corvo estava associado à longevidade, fertilidade, esperança e ao Sol. Corvos eram vistos como mensageiros do deus da verdade, da profecia e do deus Sol, Apolo. Isso porque os corvos eram tidos como mensageiros dos deuses com poderes proféticos.

Por toda sua profunda simbologia, o corvo Ă© uma figura presente em livros, poemas e filmes famosos. É muito misticismo, encanto e curiosidade em uma ave sĂł.

Talvez tenha sido o suficiente para saber o quĂŁo encantador Ă© esse pĂĄssaro, mas podemos falar mais sobre ele, se vocĂȘ deixar o seu comentĂĄrio abaixo, dizendo o que mais quer saber sobre a simbologia do corvo.

É encantador aprender com os animais, nĂŁo Ă© mesmo?

Fontes:

  1. Wikipedia
  2. Old Craft

Talvez te interesse ler também:

Como decifrar os significados da chama e da queima das velas

O que Significa Sonhar com Rato (não é só traição e doença)

Carneiro: SĂ­mbolo e Significado Espiritual em VĂĄrias Culturas

SĂ­mbolo e significados de sanguessuga: vocĂȘ vai se surpreender

Morcego: Significado Espiritual e Simbologias

Os Ensinamentos e a Simbologia da CORUJA




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de PsicanĂĄlise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Este artigo possui 4 comentĂĄrios

  1. Maria de Fatima de Albuquerque
    Publicado em 15/02/2023 Ă s 7:41 pm [+]

    Gostei da fala sobre os corvos. Aprendi um tanto.
    Grata


  2. Francis
    Publicado em 12/05/2023 Ă s 10:24 pm [+]

    Amei tudo!!


  3. Lucellia
    Publicado em 06/06/2023 Ă s 6:32 am [+]

    GratidĂŁo
 gostaria de saber o que Ă© aparecer um corvo no meu caminho jĂĄ por algumas vezes, doente ou atropelado e eu os levo pra casa pra cuidar.


  4. Daia Florios
    Publicado em 08/06/2023 Ă s 11:47 am [+]

    É um sonho? Pode significar que vocĂȘ estĂĄ escondendo ou cuidando bem do seu inconsciente e dos seus segredos (ou dos segredos de alguĂ©m). Mas podem ter outros significados. Analise atravĂ©s do que o corvo representa para vocĂȘ em especial. Um abraço


Compartilhe suas ideias! Deixe um comentĂĄrio...