Sábado de Aleluia! Páscoa com mais amor e sem crueldade animal

Sábado de Aleluia! Páscoa com mais amor e sem crueldade animal

Hoje, Sábado de Aleluia, já podemos começar a comemorar o amor e a esperança, pois hoje é o dia que antecede a ressurreição de Jesus Cristo.

Os fiéis neste sábado à noite começam a fazer a Vigília Pascal, momento em que permanecem orando durante toda a madrugada, até pouco antes de o sol nascer.

É no Sábado de Aleluia que por tradição cristã se acende o Círio Pascal, uma vela grande onde são escritas as letras gregas Alfa e Ômega, que representam a frase: “Deus é o princípio e o fim de tudo”, a “luz de Cristo” que ilumina e nos protege das trevas.

Muito lindo isso, para os que acreditam, pois a vida e a morte são energias contínuas no Universo, essa grandeza de possibilidades que desconhecemos dada a nossa pequenez:

A passagem

A palavra “Páscoa” deriva do hebreu “Peseach” e significa “Passagem”.

O Antigo Testamento conta que os judeus comemoravam a Páscoa em alusão à libertação da escravidão no Egito e ao retorno à Terra-Mãe, guiados pelo patriarca Moisés.

À partir da passagem de vida e morte de Jesus – O Cristo, a Páscoa adquiriu um novo simbolismo e significado, relacionado ao desenvolvimento humano e à ascensão espiritual.

Os católicos incorporaram esse marco religioso como data litúrgica celebrando no primeiro domingo, após a primeira lua cheia que segue o equinócio da primavera no Hemisfério Norte. Por isso, é uma data rotativa, a cada ano.

Neste ano a Semana Santa começou no domingo 28 de março e vai até hoje, 3 de abril.

A Semana Santa simboliza três momentos cruciais da cristificação de Jesus: Paixão, Morte e Ressurreição.

Saiba mais sobre a Páscoa e seus simbolismos, com o que vem a seguir.

Semana Santa: Símbolos e Significados

A Semana Santa simboliza a missão crística de Jesus Cristo, e os Ensinamentos passados por ele sobre a conexão do Divino com o Humano.

Conforme a igreja católica e seus dogmas, esse marco religioso é lembrado e celebrado seguindo uma liturgia com procissões, missas e cerimônias.

Independente da igreja, em essência o que as religiões cristãs têm em comum é a mensagem de transcendência do Espírito sobre a matéria.

A Páscoa tem várias simbologias, de acordo com a cultura e religião de cada povo.

No Judaísmo, a Páscoa representa a libertação do povo de Israel, já no Cristianismo a Páscoa recorda a Crucificação e celebra a ressurreição de Jesus Cristo.

Nos ensinamentos esotéricos cada marco da passagem de Jesus pela Terra representa uma etapa de Iniciação espiritual.

Jesus se referiu ao caminho iniciático como

“estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem” – Mateus, 7:13-14.

No esoterismo, o caminho da Paixão, Morte e Ressurreição acontece no interior do Discípulo Espiritual para sua Cristificação. Neste sentido a Páscoa é o momento espiritual de purificação, libertação e ascensão.

O sentido místico da Páscoa

O verdadeiro sentido da Páscoa, que Jesus através de seu ensinamento vivo nos deixou, é que a elevação espiritual passa pela nosso desenvolvimento humano e a expressão amorosa de nossa humanidade.

Independente da religião, Jesus Cristo nos mostrou que nosso corpo é morada de nossa Alma, e este é o nosso Princípio Divino.

Ele nos ensinou que a Ressurreição de Cristo pode acontecer dentro de cada um de nós, quando nos propomos ao nosso aprimoramento humano e espiritual.

Páscoa, exaltação da Vida!

Com o passar do tempo, a Páscoa se tornou, também, uma data comercial, na qual produtos relacionados com os simbolismos da Páscoa são comercializados.

Em geral, famílias comemoram e se confraternizam no Domingo de Páscoa, com o consumo de alimentos de origem animal.

Este é um período que milhares de animais são explorados ou mortos para virarem produtos de consumo no Domingo de Páscoa.

O verdadeiro sentido desse marco cristão está atrelado á uma Páscoa sem crueldade em que a vida é exaltada e se sobrepõe à morte.

Em várias passagens da Bíblia, os ensinamentos de Jesus revelaram que sacrifícios de animais não estão alinhados com a Vontade Divina.

Existem várias referências na Bíblia que fazem menção a isso, como exemplo o que é dito em:

Mateus 12:7 -“Misericórdia quero e não sacrifícios”

Marcos 12:33 -“E amá-lo com todo o coração, com todo o entendimento, com todas as forças, e amar o próximo como a si mesmo, vale mais do que todos os holocaustos e sacrifícios.”

Por tudo isto, desejamos sinceramente uma Páscoa mais fraternal e com mais compaixão para com todos os Seres!

Bom sábado de aleluia e Boa Páscoa a todos.

Talvez te interesse ler também:

Nossas vidas não são empresas: depressão é o transtorno que mais adoece pessoas no mundo

O que é espiritualidade e como ela pode nos ajudar

Desafio: ficar 1 dia sem reclamar. Será que você consegue?

Gostou? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on tumblr
Share on reddit
Share on pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *