Maçãs e suas simbologias: todos os significados do fruto proibido


A maçã é um símbolo que está presente na história humana desde os primórdios dos tempos. Haja vista que quando Adão e Eva comeram deste fruto da Árvore do Conhecimento, saíram do Paraíso para experienciar a existência terrena. Esse é um dos simbolismos mais conhecidos da maçã, mas existem outros bem interessantes.

São várias as maçãs existentes no mundo dos significados. Neste conteúdo serão apresentadas as diversas simbologias da maçã e suas origens.

Saiba mais!

As maçãs e seus significados

Em cada época e cultura, a maçã remete a uma simbologia.

Por exemplo…

Na Mitologia Grega

Na Mitologia Grega, a maçã está associada à Árvore da Vida do Jardim das Hespérides, na Morada dos Deuses.

Tem uma passagem na Mitologia Grega, na qual Hércules colhe três maçãs de ouro da Árvore da Vida, no Jardim das Hespérides. Este mito remete a imortalidade da Alma.

Para os antigos gregos, a maçã também era considerada o símbolo do amor, associado à Afrodite, deusa do amor, da beleza e da sensualidade.

Povos Germânicos

Os povos germânicos viam a maçã como símbolo da imortalidade, porque  este fruto estava associado à Idun, a Deusa da Eterna Juventude.

Segundo esse mito, ela guardava uma maçã em uma taça e quem comesse dessa fruta rejuvenescia.

Mitologia Céltica

Para os celtas esta fruta era símbolo da alta magia, da imortalidade, do conhecimento e da fertilidade.

Na Mitologia Céltica, a macieira representa a Árvore do Outro Mundo e simboliza bem-aventurança, transcendência e conhecimento.

Conto da Branca de Neve

Uma das simbologias mais conhecidas relacionadas com a maçã, desde nossa infância, vem do conto de fadas Branca de Neve, a mocinha que, fascinada pela apetitosa maçã, acaba mordendo-a e caindo em sono profundo.

Neste caso, a maçã está associada ao fascínio, à tentação dos cinco sentidos, aos desejos mundanos, à hipnose e à materialidade.

A maçã de Newton

Existe uma história acerca de Isaac Newton, que diz que este físico teria descoberto a lei da gravidade, enquanto descansava à sombra de uma macieira e, de repente, uma maçã caiu sobre a sua cabeça.

Esse ocorrido teria feito com que Newton se desse conta da existência da lei da gravitação universal.

Pentagrama da Maçã

Outro aspecto relacionado à maçã é que quando cortamos esta fruta ao meio, na horizontal, o seu núcleo tem o formato de um símbolo místico: o Pentagrama (Estrela de 5 Pontas), cujo significado esotérico tem relação com a sabedoria e a autorrealização.

Símbolo da feminilidade

Em contrapartida, se partimos uma  maçã ao meio, na vertical, o núcleo da fruta apresentará uma imagem similar à vulva de mulher, o que faz da maçã um símbolo associado à feminilidade e à fertilidade.

Inclusive, na Idade média, a maçã era um símbolo muito usado na arte para representar a feminilidade e a sensualidade feminina.

Maçã na escola

É comum ver em seriados, desenhos animados e programas de humor, cenas em que nas escolas os alunos presenteiam os professores com maçãs.

Isso vem de uma tradição antiga europeia, do século XVI. Nessa época, era costume os pais dos alunos presentearem os professores com este fruto.

Logomarca da Apple

Uma maçã mordida é o símbolo da grande empresa de tecnologia, a Apple, que traduzido do inglês significa Maçã.

Quando a companhia foi fundada em 1976 por Steve Jobs, Steve Worníak e Roland Wayne, eles instituíram como logotipo a ilustração de um homem embaixo de uma árvore, com uma maçã na mão.

Com o tempo, os fundadores da Apple resolveram simplificar a logomarca e foi então que surgiu a maçã mordida, desenhada por Rob Janoff.

O documentário “Steve Jobs: Como ele mudou o mundo”, conta que a empresa foi criada durante uma reunião do grupo fundador em um sítio cheio de macieiras. Por isso eles se alimentavam bastante desse fruto, o que acabou virando inspiração para o nome e o logotipo da marca.

De certo, aliados a todos estes aspectos, a escolha da maçã como símbolo da Apple remete também aos significados deste arquétipo relacionados ao conhecimento, sabedoria e descoberta.

Maçã do amor

A maçã do amor, a maçã caramelizada que no Brasil é comum nas festas juninas, representa a união entre pessoas apaixonadas. Essa maçã é conhecida no mundo inteiro como Romantic Apple e tem até um dia dedicado ao doce: o 12 de janeiro. Acredita-se que a data é uma homenagem ao personagem ultrarromântico Ferdinand Enriche do livro “Apple, the romantics fruit” que nasceu nesse dia.

Sonhar com maçãs

A maçã também traz significados arquetípicos no mundo dos sonhos.

Por exemplo, dependendo do contexto do sonho e da realidade do sonhador, sonhar com maçãs pode ter inúmeros significados.

Como vimos, a maçã representa tentação (Adão e Eva), sabedoria, ideia, inspiração (nas histórias de Newton e da Apple), feminilidade, fertilidade, desejos, vaidade (a Branca de Neve),  saúde (a maçã é um fruto saudável), amor, etc.

É preciso contextualizar a representação da maçã no sonho com o momento em que o sonhador esteja vivendo. Por exemplo, sonhar de comer uma maçã pode representar medo, ou vontade, de cair em tentação, preocupação com a vaidade, desejos intensos ou vontade de ter insights intuitivos.

Sonhar de plantar ou colher maçãs também pode ter tais significados relacionados a medo ou desejos de plantar e colher (sabedoria, vaidade, amor, etc).

Para interpretar o sonho, pense no contexto, nas características da maçã no sonho: eram bonitas, vermelhas, vivazes, mordidas, podres, bichadas…. Considere estas questões e interprete o sonho ao teu modo, em busca do autoconhecimento.

A maçã como alimento

Os antigos já diziam que comer uma maçã por dia, mantém o corpo com saúde, pois esta fruta é fonte de pectina, fibras, ácido fosfórico, vitaminas C e do complexo B, é rica em  taninos e flavonoides, que são fitonutrientes com propriedades  antioxidantes, adstringentes e anti-inflamatórias.

Incluir a maçã de forma frequente na alimentação traz benefícios como:

  • mantém a taxa de colesterol em equilíbrio
  • melhora a função digestiva
  • ajuda no controle de peso
  • previne o reumatismo e a gota
  • combate diabetes
  • melhora o viço da pele
  • faz bem para os sistema nervoso e cardiovascular
  • evita doenças neurodegenerativas, como Alzheimer e Parkinson
  • combate o câncer
  • protege os dentes da incidência de cáries

Como visto, este fruto é fascinante mesmo. Não é à toa ter tantos significados e benefícios e ser um arquétipo tão atraente e enigmático em histórias antigas, contos de fadas e lendas mitológicas.

Talvez te interesse ler também:

Maçãs caramelizadas: a receita fácil, natural e PERFEITA

Natal: 31 Curiosidades e Símbolos

Conheça 10 alimentos que purificam o fígado




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Este artigo possui 2 comentários

  1. Marcos romero
    Publicado em 30/11/2021 às 5:17 am [+]

    Então acredito que a explicação envereda por vários caminhos é significados e está gravado na história da humanidade a maçã e misticas


  2. Daia Florios
    Publicado em 02/12/2021 às 2:09 pm [+]

    Concordamos 🙂


Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...