O verdadeiro significado da morte e sua maior importância


A morte é, sem dúvida, um dos maiores temores e enigmas que o ser humano enfrenta em sua existência, tanto que, desde os primórdios, o homem busca entender o seu verdadeiro significado.

Neste conteúdo, vamos nos aprofundar sobre o tema da morte, seus significados e importância.

Origem da palavra Morte

A palavra “morte” tem origem no latim “mors“, que por sua vez tem raiz na forma primitiva indo-europeia “mer“, que significa “morrer”.

A palavra “mors” foi assimilada pelas línguas românicas como português, espanhol e francês, passando por variações fonéticas e ortográficas ao longo do tempo.

Tipos de Mortes

Existem vários tipos de mortes, que podem ser classificados de maneiras diferentes, dependendo do contexto e do campo de estudo. Entretanto, os principais tipos de morte físicas são:

Morte natural

É o tipo de morte que ocorre como resultado do envelhecimento ou de doenças e condições de saúde. É o processo biológico natural pelo qual os seres vivos podem passar.

Morte acidental

Geralmente, essa morte é resultado de eventos imprevistos como acidentes de trânsito, quedas, afogamentos, incêndios, entre outros.

Morte por suicídio

Essa morte é decorrente do ato da pessoa tirar sua própria vida de forma intencional. Pode estar relacionada a fatores psicológicos, emocionais, sociais ou psiquiátricos.

Morte por homicídio

Envolve a morte de uma pessoa causada por outra pessoa de forma intencional. É um dos crimes mais graves que o homem pode cometer.

Morte por doença terminal

Ocorre quando uma pessoa é diagnosticada com uma doença incurável ou em estágio avançado, cujo resultado provável é a morte.

Morte por causas externas

Refere-se às mortes resultantes de causas externas como envenenamento, raio de tempestade, entre outros.

Morte súbita

É uma morte inesperada que ocorre de forma repentina e rápida, geralmente devido a causas cardíacas. Pode acontecer sem sinais prévios de doenças.

Morte por doença crônica

Doenças de longa duração e progressiva podem levar à morte. Essas doenças podem ser distúrbios cardíacos, diabetes, problemas pulmonares crônicos, disfunções renais crônicas, entre outras.

O que determina que a morte foi consumada?

Tradicionalmente, a morte é definida como a cessação permanente das funções de um organismo, como a atividade cerebral, muscular e circulatória. A morte é considerada consumada quando todas as funções vitais cessam de forma irreversível.

A morte cerebral é frequentemente considerada como um certificado importante para a declaração de morte em muitos países. Mas é importante observar que a definição da morte pode variar em diferentes lugares e jurisdições, pois cada país pode ter seus próprios critérios e protocolos legais para determinar a morte.

A definição da morte também pode ter princípios éticos e legais em relação à doação de órgãos, cuidados paliativos e questões relacionadas ao fim da vida.

Significado da morte na espiritualidade

O significado da morte na espiritualidade pode variar dependendo das religiões e tradições espirituais de diferentes culturas.

Contudo, existem alguns significados comuns que podem ser encontrados em muitas abordagens espirituais em relação à morte. Tais como:

Transição para outro plano

Muitas tradições espirituais acreditam que a morte marca a transição da existência atual para uma dimensão pós-existência. Essa transição pode ser vista como uma jornada da alma para um plano espiritual.

Continuidade da alma

A maioria das tradições espirituais acredita na continuidade da alma após a morte física.

A morte é vista como uma separação do corpo físico, enquanto a essência espiritual ou alma continua em outro plano.

Propósito e lições de vida

Muitas abordagens espirituais consideram que a vida humana seja uma oportunidade para crescimento espiritual e aprendizado. Nesse contexto, a morte pode ser vista como parte desse processo, permitindo que a alma assimile  as experiências da vida e se aprimore com as lições aprendidas.

Liberação do sofrimento

Em certas tradições espirituais, a morte é vista como uma libertação do sofrimento e das restrições da vida terrena.

Encontro com entes queridos

Existem crenças espirituais que consideram a morte como um momento de encontro com entes queridos que já partiram. Acredita-se que, após a morte física, as almas se encontrem novamente em outro plano espiritual.

O significado da morte no Tarot

No Tarot, a Carta XIII, A Morte, é frequentemente associada à transformação e ao fim de ciclos.

Contrariando a interpretação literal, a carta da morte não se refere necessariamente à morte física, mas sim, a uma morte metafórica. Essa carta representa uma transição importante, uma mudança profunda ou uma evolução significativa que ocorre na vida de uma pessoa.

No Tarot de Marselha, a carta é representada com a imagem clássica da morte (a caveira com a foice) onde essa foice cheia de movimento corta um terreno e dá espaço ao nascimento (vê-se folhas no chão, além de mãos e cabeças). A morte não é o fim, é a  transição, se não o começo.

A morte como transformação

Uma das perspectivas comuns em diversas culturas e filosofias é a de que a morte marca uma transformação. Essa relação se dá, por um lado, com o aspecto físico de que toda vida ao morrer passa por um processo de decomposição e, por outro, no sentido espiritual, de que a alma segue seu curso para uma outra dimensão extrafísica.

O filósofo alemão Friedrich Nietzsche escreveu sobre o “eterno retorno”, uma concepção de que a vida se repete infinitamente, em ciclos de nascimento e morte.

O verdadeiro significado: a morte nos ensina a viver

Para a geriatra, especialista em cuidados paliativos, escritora e palestrante, Ana Claudia Quintana Arantes, lidar com a morte nos ensina a aproveitar melhor o tempo de vida. Pensar sobre o assunto nos ajuda a tomar decisões com lucidez e aproveitar mais as experiências e conquistas.

Assista ao vídeo e saiba mais sobre essa questão:

A maior importância da morte

  • A morte é um evento inevitável e desempenha um papel significativo para a compreensão sobre a nossa existência e o significado da vida.
  • A morte encerra um período de tempo de todos os seres, trazendo um sentido de finitude, podendo motivar as pessoas a apreciar mais intensamente a vida e a aproveitar ao máximo o tempo que têm.
  • Saber que iremos morrer pode nos ajudar a valorizar nossa existência e lembrar que a vida é preciosa.
  • A morte pode levar as pessoas a refletir sobre suas próprias vidas e escolhas, e fazer mudanças positivas.
  • O fenômeno da morte também pode promover as mudanças necessárias de valores e padrões que só nos fazem perder tempo de vida.

A sabedoria da morte

Por mais que a morte possa ser uma experiência difícil e dolorosa, ela tem sua sabedoria e desempenha um papel fundamental em nossas vidas, nos ajudando a apreciar a vida, a refletir sobre nossas vivências e a evoluir como seres humanos.

Fontes:

  1. Wikipédia
  2. Philosophy Now
  3. Ana Claudia Quintana Arantes

Para mais conteúdos sobre morte veja:

Morte lúcida: O que as pessoas veem quando têm Experiências de Quase Morte

O que você vai ser quando morrer?

O que significa sonhar com morte?

A vida da morte: Pura poesia sobre vida e morte em um curta-metragem

Qual é o nosso último pensamento antes de morrer? A ciência revela




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...