O último homem do povo Juma: Amoim Aruká, vítima da Covid-19


O guerreiro Amoim Aruká morreu ontem, no hospital da capital de Rondônia, vítima da Covid-19. Ele era o último homem do povo Juma, pertencente a um conjunto de povos falantes da família lingüística Tupi-Guarani denominado Kagwahiva.

Estudiosos acreditam que no século XVIII, os Juma somavam de 12 a 15 mil índios, mas após sucessivos massacres e perda da terra pela expansão extrativista, foram reduzidos a poucas dezenas.

Em 2002 restavam apenas cinco indivíduos: um pai com suas três filhas e uma neta.

Hoje sobrevivem três mulheres, mãe e duas filhas, Aramina, Enontei e Txiaru, conforme conta Felipe Milanez, professor do IHAC da Universidade Federal da Bahia, em sua página do Twitter.

De acordo com registros históricos, o povo juma migrou da região do Alto Tapajós para as proximidades do Rio Madeira, na região do Purus.

Durante essa jornada é provável que muitos deles tenham ficado pelo caminho e que por isso também exista grupos Kagwahiva vivendo isolados.

Atualmente, os Juma habitam a região do Rio Açuã, próximo à cidade de Lábrea, ao sul do estado do Amazonas, território situado no município de Canutama-AM.

Os dados históricos comprovam que houve massiva tentativa de utilizar a mão-de-obra nativa na região, o que fomentou enormes conflitos. E os povos que recusavam a submissão e a escravidão, foram massacrados e obrigados a fugir em longas jornadas pelo território amazonense.

Esses conflitos levaram a extinção de grupos inteiros e a dizimação do povo Juma.

Várias lideranças indígenas se manifestaram nas redes sociais, desoladas, inclusive Sonia Guajajara, conforme publicação no Twitter.

As filhas do indígena Aruká Borehá, Maitá e Mandeí, publicaram uma mensagem ao pai e líder indígena:

“Nosso pai lutou muito, foi um guerreiro, e sua luta nós vamos continuar”.

A Coiab, a Apib e o Opi divulgaram uma Nota conjunta de pesar intitulada “A devastadora e irreparável morte de Aruká Juma”, para ler acesse este link.

Talvez te interesse ler também:

O inimigo invisível que devastou uma aldeia inteira na Amazônia

O guaraná da TI Andirá-Marau é a primeira Denominação de Origem dada a um povo indígena

Covid-19 avança entre indígenas que trabalham em frigoríficos, verdadeiras “fábricas” de contaminação




Juliane Isler

Juliane Isler, advogada, especialista em Gestão Ambiental, palestrante e atuante na Defesa dos Direitos da Mulher.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...