A partir de 1° de janeiro, França proíbe plástico descartável nos restaurantes


2023 chegou e junto com ele, o objetivo de reduzir e produzir lixo. A França decretou que, a partir do primeiro dia do ano, uma lei de combate à cultura do desperdício entrará em vigor: está proibido o uso de embalagens descartáveis dentro dos estabelecimentos alimentares.

Por um ano melhor, Zero lixo!

Cerca de 30.000 restaurantes fast food franceses servem 6 bilhões de refeições por ano, gerando aproximadamente 180.000 toneladas de resíduos.

De acordo com pesquisas, até 55% de todo esse lixo é gerado por quem consome dentro do restaurante.

A lei, que foi aprovada em 2020, mas só agora em 2023 começará a valer, prevê que os restaurantes e lojas devem fornecer embalagens reutilizáveis para os consumidores.

Sobre as entregas, ou melhor, encomendas para take away (o famoso delivery), continuarão sendo servidas em embalagens descartáveis.

Alice Elfassi, chefe de Assuntos Jurídicos da ONG Zero Waste France, faz um alerta:

6 por meia-dúzia

Nem todos estão querendo se adaptar à nova lei. O risco é que algumas lanchonetes não passem para o vidro ou porcelana, que duram muitos anos, mas sim para o plástico duro, que resiste à várias lavagens, mas também pode ser jogado fora.

Por isso, a luta agora é que o governo realize fiscalizações e verificações adequadas sobre a conformidade dos restaurantes para que, se necessário, imponha multas.

  • Do ponto de vista do cliente: segundo os consumidores, o medo é de que as embalagens reutilizáveis ​​não estejam devidamente limpas e que, muitas vezes, preferem comida para viagem (o que ainda geraria uma grande quantidade de resíduos).
  • Para estabelecimentos: o desafio tem sido encontrar espaço para instalar máquinas de lavar louça e, além disso, empregar funcionários para evitar que os clientes joguem fora ou levem para casa as novas embalagens reutilizáveis.

Ainda que seja um bom exemplo, há muito a se fazer para eliminar o plástico do planeta. As leis são muito tímidas e geralmente insuficientes. Veja bem, proibiram sacolas, canudos e talheres descartáveis  em várias partes do mundo, e mesmo ainda assim esses itens continuam circulando por aí quando demora séculos para se decompor.

O plástico é uma emergência ambiental, é câncer do planeta e a indústria do fast food é considerada uma das maiores poluidoras do mundo.

Fonte: ohga.it

Talvez te interesse ler também:

A maioria dos plásticos simplesmente não pode ser reciclada

Aluna brasileira cria embalagem biodegradável para substituir o isopor

Europa proíbe mas poluição por plástico já é quase irreversível, diz estudo




Lara Meneguelli


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...