Bonecas assustadoras encontradas no litoral do Texas 


Dezenas de bonecas assustadoras estão sendo encontradas nas praias do litoral texano pelos pesquisadores do Instituto Mission-Aransas Reserve.

Estes pesquisadores vasculham a extensão de 40 milhas de litoral duas vezes por semana, em busca de tartarugas-marinhas, mamíferos marinhos e espécies de aves ameaçadas de extinção, com o objetivo de realizar um trabalho de preservação. Porém, o que mais encontram são detritos de todos os tipos, resíduos e objetos.

No final das contas, acabam realizando uma limpeza, recolhendo os resíduos que encontram ao longo da costa litorânea do Texas.

A equipe da Reserva Mission-Aransas do Instituto de Ciências Marinhas da Universidade do Texas tem documentado tudo que é encontrado através de vídeos e fotos.

Assista neste vídeo como é esse trabalho:

Bonecas assassinas

Ultimamente, o que tem mais chamado atenção dos pesquisadores são as bonecas que vêm encontrando. Algumas de aparência um tanto assombrosa, como as dos filmes de terror.

Por causa da permanência delas no mar, elas acabam infestadas de incrustações de organismos marinhos, como moluscos e crustáceos, que dão a esses brinquedos antigos uma aparência sinistra.

Ninguém sabe exatamente de onde vêm esses bonecos, mas o encontrar contínuo de novos “espécimes” está de qualquer modo contribuindo para a pesquisa e proteção da fauna marinha.

As fotos das bonecas estão sendo publicadas na página da Mission-Aransas Reserve, no Facebook, e têm gerado tanta repercussão, tanto que aumentou o número de seguidores e comentários. Até apareceu gente interessada em adquiri-las.

Por isso, a instituição está guardando as bonecas para serem vendidas em um leilão anual de arrecadação de fundos. O dinheiro angariado servirá para o trabalho de preservação da vida marinha.

Veja as fotos de algumas das bonecas encontradas:

Mas de onde vêm as bonecas?

Podem ser brinquedos contidos em um contêiner perdido no mar, um acidente bastante comum. No início da década de 1990, um navio mercante passou por uma tempestade  enquanto navegava no Oceano Pacífico e perdeu cerca de 30.000 patinhos de borracha. Os cientistas exploraram esse incidente para estudar as correntes oceânicas, graças à distribuição desses “sensores” improvisados. Um estudo descobriu que as praias do Texas Coastal Bend recebem 10 vezes mais lixo do que as costas de outros estados como Flórida e Mississippi, justamente por causa da corrente.

Plástico por todo lado

O lado preocupante dessa notícia é que tanto as bonecas, quanto diversos objetos encontrados como garrafas pet, bolas, sacos, redes e outros são de material plástico.

Isto significa que muito lixo plástico está indo parar nos oceanos e praias, além de poluir o ambiente e contaminar os seres vivos!

É oportuno recordar que o lixo plástico demora séculos para se decompor e prejudica tanto a vida marinha, quanto a terrestre.

Essa notícia é mais um lembrete para evitarmos materiais plásticos o quanto possível.

Talvez te interesse ler também:

Microplástico: comemos 1 cartão de crédito por semana. Conheça os riscos

Microplástico encontrado pela 1ª vez nos pulmões de pessoas vivas

Pesquisadores detectam presença de microplástico no sangue pela 1ª vez

ONU faz Acordo Histórico para o Fim do Plástico

Cúpula do plástico: um novo tratado global para conter a poluição plástica

Nanoplástico tóxico encontrado pela 1ª vez em ambos os pólos da Terra

Elefantes no Sri Lanka estão morrendo por comer lixo plástico

Ingerimos cerca de 40 mil pedaços de microplásticos por ano, diz pesquisa

Balões, etiquetas e 104 pedaços de plástico encontrados no estômago desta pequena tartaruga




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...