Câmara aprova o fim do plástico descartável na administração pública


A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados aprovou uma proposta de proibição de copos e outros materiais descartáveis na administração pública.

O projeto tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania, com informa a Agência Câmara de Notícias

A ideia é reduzir gradativamente esses materiais poluentes, feitos de petróleo e de difícil degradação (até 400 anos). Os prazos para a redução será de 50% em cinco anos, com uma taxa de 10% a cada ano.

A administração pública ficará proibida de comprar copos e recipientes descartáveis para o consumo de bebidas e alimentos, devendo priorizar a aquisição destes objetos produzidos com materiais retornáveis e reutilizáveis.

O texto aprovado foi apresentado pelo deputado Zé Silva (Solidariedade-MG), e é um substitutivo de dois projetos anteriores que tratam do mesmo assunto. Além de reunir as duas propostas em uma, o substitutivo estabelece a gradatividade para o cumprimento da meta.

Demorou

Além de ser uma proposta de certa forma “atrasada” (mas antes tarde do que nunca), a pergunta que fica é: precisa mesmo de uma gradatividade assim lenta?

Talvez te interesse ler também:

Europa proíbe mas poluição por plástico já é quase irreversível, diz estudo

Ceará proíbe canudo plástico em estabelecimentos de todo o estado

Perigo oculto: a contaminação química por plástico no ambiente

Plástico descartável do delivery é o que mais polui os oceanos, revela pesquisa




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...