Planta rara, considerada extinta, ressuscita suas belas flores


Uma planta desaparecida renasceu das cinzas!

Conhecida como grass-poly (Lythrum hyssopifolia), esta planta que dá flores formosas, ressurgiu depois de um século de sumiço, em um lago em Norfolk, na Inglaterra.

O reaparecimento da planta pode levar à redescoberta de outras plantas sumidas na Inglaterra, trazendo novas esperanças aos botânicos conservacionistas.

Veja neste vídeo do Jornal BBC News a notícia do reaparecimento dessa planta rara, depois de mais de 100 anos de sumiço:

Como essa planta foi encontrada?

Essa planta de caule fino, folhas compridas, pontiagudas e pétalas rosadas, foi encontrada em um lago antigo, agora situado em terras agrícolas no interior da Inglaterra, em Norfolk.

Quem a encontrou foi o professor de Geografia Carl Sayer que ao avistá-la tirou uma foto e enviou para sua amiga, a botânica Dra. Jo Parmenter, que confirmou se tratar de uma planta raríssima.

“Eu nunca esperei ver isso em Norfolk; foi bastante extraordinário.

Eu vi uma foto e imediatamente pensei, eu sei o que você é.”, declarou ela à BBC News.

Essa planta é típica de áreas com lagoas situadas em solo lamacento em locais isolados do Reino Unido.

Por que ela reapareceu?

Para os cientistas, o ressurgimento dessa planta se deve ao fato que durante todo esse tempo as sementes ficaram em estado de dormência, até que houve a restauração do lago o que desencadeou condições favoráveis para o solo, e por consequência para que as sementes voltassem a germinar.

O professor Carl Sayer, que faz parte do Grupo de Pesquisa em Restauração de Lagoas da University College London, acredita que se milhares de lagoas selvagens de Norfolk forem restauradas, mais espécies vegetais desaparecidas e consideradas extintas, poderão ressurgir novamente.

Em Norfolk, existem muitas “lagoas fantasmas” por se assemelharem a um buraco de lama, devido ao estado de degradação. Porém, na realidade são verdadeiros ecossistemas em potencial, por abrigarem sementes em estado de dormência. Por isso, a importância da restauração dessas lagoas.

A restauração de rios e lagos é uma forma de conservação ativa em prol da vida selvagem de todo um ecossistema, e da biodiversidade da Terra

Aliado a isso, tem o poder de regeneração da Natureza que é surpreendente!

Que mais plantas consideradas mortas ressuscitem e floresçam com toda sua beleza e vivacidade!

Talvez te interesse ler também:

Conheça o Lírio do Deserto que após anos voltou a florescer no Deserto do Namibe

Encontrado ouriço muito raro e ameaçado, que só existe no Brasil. Descoberta traz esperança

O inseto mais raro do mundo não está extinto. Conheça sua extraordinária história




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...