‘Opisthoteuthis adorabilis’: a espécie de polvo mais adorável do mundo


Pequeno e realmente bonito. É o polvo mais adorável do mundo. Com seus olhos grandes, orelhas móveis e um corpo gelatinoso rosa, parece um cruzamento entre um fantasma do Pac-Man e um Pokemon. Mas não pergunte como se chama, porque até agora este polvo ainda não tem um nome.

Este animal é tão bonito que essa característica poderia tornar-se parte do seu “documento de identidade” científico e passar a se chamar “Opisthoteuthis adorabilis“. Stephanie Bush bióloga do Monterey Bay Aquarium Research Institute, está trabalhando para descrever o polvo e foi encarregada de lhe encontrar um nome oficial.

Daí a idéia de chamá-lo de Opisthoteuthis adorabilis, porque, disse a pesquisadora na Science, sexta-feira, o polvo é realmente muito bonito. Como é possível o nome indicar, este cefalópode raro pertence ao gênero Opisthoteuthis, o mesmo do polvo Pérola de “Procurando Nemo”.

foto

Os exemplares deste novo polvo foram coletados em 1990, mas até agora não tinham sido descritos cientificamente. Eles são conhecidos por sua aparência incomum, com uma forma achatada e os tentáculos mais curtos. Mais de metade de cada um dos oito tentáculos é coberto por uma membrana, que lhe favorece o movimento.

Tem dois ouvidos como saliências colocadas sobre a cabeça, que lembram o Dumbo da Disney e por isso são também conhecidos pelo nome comum de Polvo Dumbo.

É ou não é fofo?




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...