Plantas sabem quando são tocadas e quando o toque é interrompido


Sabe aquele povo que faz carinho em planta? Pois esse não está louco! Mesmo sem possuir um sistema nervoso, as plantas têm a notável capacidade de perceber quando são tocadas e quando o toque é interrompido, revela um estudo conduzido pela Washington State University.

Durante uma série de experimentos, células vegetais individuais responderam ao toque de um bastão de vidro extremamente fino, enviando lentas ondas de sinais de cálcio para outras células vegetais. Quando a pressão do toque foi liberada, as células enviaram ondas muito mais rápidas. Essas descobertas surpreendentes demonstram que as plantas podem discernir quando estão sendo tocadas e são capazes de sentir a pressão e a liberação dessa pressão.

O professor Michael Knoblauch, autor sênior do estudo publicado na revista Nature Plants, enfatiza a delicada sensibilidade das células vegetais e sua capacidade de distinguir o toque. Ele afirma:

“É surpreendente como as células vegetais são delicadamente sensíveis – elas podem discriminar quando algo as toca. Elas sentem a pressão e, quando é liberada, sentem a queda na pressão”.

Knoblauch destaca que essa habilidade das plantas difere significativamente dos animais, pois as plantas não possuem células nervosas e ainda assim são capazes de detectar estímulos táteis em um nível muito refinado.

Durante os experimentos, os pesquisadores observaram diversas respostas complexas das células vegetais, que variaram de acordo com a força e a duração do toque. No entanto, a diferença entre o toque e a sua remoção ficou clara. Em cerca de 30 segundos após o toque, as células começaram a emitir lentas ondas de íons de cálcio, conhecidas como cálcio citosólico, que se propagaram através das células vegetais vizinhas, durando de três a cinco minutos. Ao remover o toque, ocorreu uma resposta instantânea com ondas mais rápidas, que se dissiparam em aproximadamente um minuto.

Os cientistas acreditam que essas ondas de cálcio são provavelmente resultado de mudanças na pressão interna das células. Ao contrário das células animais, que possuem membranas permeáveis, as células vegetais têm paredes celulares robustas, que não são facilmente penetradas. Assim, mesmo um toque leve temporariamente aumenta a pressão em uma célula vegetal.

Embora estudos anteriores tenham demonstrado que as plantas podem reagir a estímulos táteis, como quando são mordidas por pragas, desencadeando respostas defensivas, ou quando são escovadas, ativando diferentes genes, ainda há muito a ser compreendido sobre como exatamente as plantas respondem a esses sinais e como seus genes são ativados.

Com a utilização de tecnologias avançadas, como os sensores de cálcio empregados neste estudo, os cientistas podem iniciar pesquisas adicionais para desvendar esse mistério. Knoblauch ressalta a importância de estudos futuros para explorar de que maneira os genes das plantas respondem a esses sinais específicos de toque, levando a uma compreensão mais aprofundada dos mecanismos que regem as respostas das plantas a estímulos mecânicos.

Quem gosta de falar e fazer carinho em planta agora pode ter certeza que elas estão sentindo (resta saber se estão gostando…)

Fonte:

Washington State University. “Plants can distinguish when touch starts and stops, study suggests.” ScienceDaily

Talvez te interesse ler também:

Plantas sentem dor? O que dizem os estudos

A vida das plantas: elas falam, sentem e ajudam umas às outras

O que é Mata Ciliar?




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...