O que é Mata Ciliar? Para que serve? Qual é sua importância?


Mata ciliar é um tipo de vegetação com diversas funções ecológicas e vitais para a biodiversidade, o meio ambiente e os seres vivos. Entenda neste conteúdo o que é a Mata Ciliar, a importância de preservá-la. Saiba tudo sobre esse tipo de vegetação.

O que é Mata Ciliar?

Mata ciliar, também conhecida como vegetação ribeirinha, mata ripária ou mata de galeria, refere-se a um tipo de vegetação presente nas margens de rios, córregos, lagos e outras fontes de água.

Importância da Mata Ciliar

A Mata Ciliar desempenha um papel crucial na proteção dos ecossistemas aquáticos e terrestres. Sua importância está relacionada a diversos aspectos:

Proteção do solo

As raízes das plantas da mata ciliar ajudam a fixar o solo, evitando o fluxo causado pela força da água. Quando nas grandes cidades chuvas fortes causam alagamentos e mortes devido ao transbordamento dos rios, subitamente lembramos dos rios cimentados privados de sequer uma matinha ciliar ao entorno.

Conservação da água

A vegetação ciliar ajuda a filtrar a água, assentando a carga de sedimentos e poluentes que podem ser levados para os corpos d’água. Isso contribui para a qualidade e a quantidade de água disponível.

Estabilidade do ecossistema aquático

A mata ciliar oferece abrigo, alimento e locais de reprodução para muitas espécies de peixes, outros animais aquáticos, aves e mamíferos, cooperando para a biodiversidade e o equilíbrio dos ecossistemas.

Conexão entre habitats

A vegetação ciliar atua como conexão ecológica, permitindo a movimentação de animais entre diferentes habitats, favorecendo a dispersão de sementes e promovendo a biodiversidade.

Controle de enchentes

A mata ciliar ajuda a reduzir o impacto das enchentes, atuando como uma barreira natural que absorve e retém a água em momentos de cheias, evitando inundações.

Por que é preciso preservar a Mata Ciliar?

Devido à sua importância, a preservação e a recuperação da mata ciliar são fundamentais para:

  • a conservação dos recursos hídricos
  • a manutenção da biodiversidade
  • promoção da sustentabilidade ambiental
  • prevenção de enchentes e tragédias.

Explicação ilustrada sobre a Mata Ciliar

O Professor de Geografia, Paulo, neste vídeo do seu canal Geo Ilustrada, explica o que é a Mata Ciliar e qual é a sua importância para a preservação da Vida e do Meio Ambiente:

Área de Preservação Permanente

Por suas funções relacionadas à manutenção da biodiversidade, meio ambiente, corpos d’água, da hidrografia e do solo, a Mata Ciliar é protegida pelo Código Florestal, Lei n° 4771/1965, sendo considerada “Área de Proteção Permanente-APP”. Por isso, não pode ser desmatada.

Infelizmente, embora exista esse respaldo legal, na prática a lei nem sempre é cumprida. Daí a importância de saber mais sobre a mata ciliar e seu papel de vital importância na natureza.

Vamos zelar por essa vegetação. Coisa mais triste é ver rios correndo, feito piscinas de cimento.

Fontes:

  1. Jardinagem e Paisagismo
  2. Embrapa
  3. Wikipedia

Para mais conteúdos sobre Biodiversidade veja:

Projeto visa conservar a biodiversidade brasileira gerando renda

Biodiversidade: O que é e por que é importante?

O que são espécies bioindicadoras?

O fenômeno dos cupinzeiros luminosos que é um encanto do Cerrado

Preservação: Amazônia resiste graças a milhares de projetos




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...