28 de abril é Dia Nacional da Caatinga: o bioma 100% brasileiro


Você sabia? Hoje se celebra o Dia da Caatinga, uma data importante para a conscientização de um bioma muito especial, porque 100% brasileiro e riquíssimo em biodiversidade.

20 anos de festa!

Há 20 anos, a data foi instituída pelo Decreto Federal n° 9.959/2003 em homenagem ao professor, ecólogo e engenheiro agrônomo João de Vasconcelos Sobrinho, que nasceu no dia 28 de abril de 1908 em Moreno-PE.

Sobrinho foi um pioneiro em estudos ambientais e ecológicos no Brasil e um dos fundadores da Universidade Federal Rural de Pernambuco, onde introduziu a disciplina “Ecologia Conservacionista”.

Curiosidades sobre a Caatinga

©Jonathan Santos/Pexels

©Jonathan Santos/Pexels

100% brasileiro

A Caatinga é um bioma exclusivamente brasileiro, encontrado principalmente na região Nordeste do país, nos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Piauí, Sergipe e no norte de Minas Gerais, representando 11% do nosso território.

Mata branca…

Seu nome é de origem Tupi-Guarani e significa caa = “mata” e tinga = “branca”, ou seja, mata branca, pois, na época de estiagem, como estratégia de sobrevivência, a vegetação caatinga se torna branca para refletir de volta à atmosfera a forte luz solar que arde e queima.

Verde vida

Mas esse branco fica verde nas épocas de chuva (mais ou menos de janeiro a maio) e a paisagem sertaneja da Caatinga muda completa e rapidamente: as flores desabrocham, os rios se enchem d’água e de vida, os pássaros cantam, a vida volta plena e colorida.

Grande diversidade de espécies

A Caatinga é um bioma que apresenta uma grande diversidade de espécies, com

  • cerca de 4.500 mil espécies de espécies de plantas (aproximadamente 318 são endêmicas)
  • 200 espécies de mamíferos,
  • 510 espécies de aves,
  • 148 espécies de répteis,
  • 89 espécies de anfíbios
  • e 220 espécies de peixes.

Espécies resilientes

Só para os fortes! A vida na Caatinga não é para qualquer um. Não à toa esse bioma é único e brasileiro. As espécies que nele habitam são extremamente adaptáveis às condições do bioma, que é caracterizada por longos períodos de seca e altas temperaturas. Para sobreviverem, muitas plantas e animais aprenderam a resistir às condições tão duras e adversas.

gato-mourisco

gato-mourisco ©Vassil -Wikipedia

Frágil resistência

Apesar da força e da resiliência, a Caatinga é frágil, sendo um dos mais desconhecidos e ameaçados biomas do mundo.

Seu solo é pobre em nutrientes e apresenta baixa capacidade de retenção de água. Isso faz com que seja um solo bastante frágil, que pode ser facilmente erodido. A degradação do bioma é causada principalmente pela ação humana, como o desmatamento, a agricultura intensiva e a criação de gado.

Muitas espécies de animais que habitam a Caatinga estão ameaçadas de extinção como a onça-pintada, o gato-mourisco, o veado-catingueiro e o tatu-bola. Espécies como a ararinha-azul, por exemplo, já foram extintas na natureza.

Importância econômica

A Caatinga tem grande importância econômica para a região Nordeste. Muitas comunidades locais dependem dos recursos naturais do bioma para sua subsistência. Rica em frutas exóticas e em plantas medicinais que são utilizadas pela população local, para o tratamento de diversas doenças. Algumas das plantas mais conhecidas são o juazeiro, a aroeira, o umbuzeiro e o mandacaru.

Turismo

A Caatinga também é turismo. Qual destes destinos você gostaria de conhecer na Caatinga? Chapada Diamantina, Canindé de São Francisco, Lajeado de Pai Mateus, Reserva Natural Serra das Almas ou Santana do Ipanema?

Importância climática

A Caatinga desempenha um papel importante no equilíbrio climático do planeta. A vegetação do bioma ajuda a regular a temperatura e a umidade do ar, além de contribuir para a formação de chuvas.

Orgulho nacional

A Caatinga é única, é nossa, é orgulho nacional. Você conhecia a sua importância?

Fontes:

  1. Câmara dos Deputados
  2. Wikipedia
  3. A Caatinga
  4. Embrapa
  5. ISPN

Talvez te interesse ler também:

Caatinga perde 40% de superfície de água: 96 mil campos de futebol em 35 anos

Tiririca-da-flor-amarela: mato comestível e planta medicinal

O deserto vai virar floresta: como agricultores estão transformando a paisagem




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...