Ibama multa idoso que viralizou abraçando araras-azuis


Moacir Barbosa de Deus, 72 anos, viralizou em um vídeo onde aparece abraçando lindas araras-azuis. Ele é proprietário do balneário Cachoeira Rio do Peixe, em Bonito, um dos principais destinos turísticos do Mato Grosso do Sul.

Depois de ter viralizado abraçando e beijando três araras-azuis, o Ibama foi vistoriar o local e encontrou os animais em situação precária e alimentação inadequada.

Comida humana era dada às aves silvestres e os animais passavam boa parte do dia dentro de uma caminhonete.

Assim, o proprietário do balneário foi multado em R$ 105 mil pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Atrair os animais com comida para tirar foto

Os animais eram atraídos com comida, o alimento é dado para domesticar os animais, a atitude foi considerada crime contra o meio ambiente pois o balneário há permissão apenas para visitação e a observação da fauna e da flora.

Uma vez atraídos pela comida, os turistas tiram fotos.

Infelizmente, esse tipo de estratégia é a mais usada por atrações turísticas, com grandes perigos para os animais e o homem.

Quais são os perigos de alimentar animais selvagens

  1. O homem pode pegar doença do animal (zoonose), mas também pode passar doença para ele.
  2. Os animais podem estar com fome e acabar sendo agressivos. Já aconteceu de turistas serem puxados na água, por exemplo, ao alimentar peixes, ou de serem bicados com força ao alimentar aves.
  3. A comida inadequada ao animal faz mal a ele.
  4. Domesticar animais selvagens desequilibra a cadeia alimentar e a biodiversidade.

Boicote

Desconfie e boicote toda e qualquer atração turística que use animais selvagens.

Quanta gente faz passeio de barco, o guia joga pão para as pessoas fazerem foto?

Quanta gente abraçou ou montou em animais selvagens como leões, tigres, etc, sem saber que os animais estavam simplesmente sedados para fazer tal “trabalho”?

Macacos maltratados para servirem de palhaço, flamingos com asas cortadas, golfinhos com dentes retirados. Nós aqui já denunciamos de tudo e muita gente segue na ignorância.

Deus que perdoe esse senhor, Moacir Barbosa de Deus, esperamos que ele também tenha domesticado as araras por ignorância (e não apenas por dinheiro). E Deus também perdoe os turistas que pagaram para fazer selfie com animais selvagens.

A ignorância existe, por isso, vamos compartilhar para que mais gente entenda e boicote todo e qualquer evento, espetáculo, atração, aquário, circo, etc… que explore animais, principalmente selvagens.

Fonte: G1

Talvez te interesse ler também:

Vitória! Atrações turísticas que exploram animais estão com os dias contados

Tailândia: templo é suspeito de sedar tigres

O boto cor-de-rosa está em perigo: tirar fotos e alimentar animais silvestres é proibido por lei




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...