O impressionante resgate de uma baleia de 12 metros enrolada em rede de pesca


Em um impressionante resgate subaquático, mergulhadores libertaram uma baleia-jubarte de 12 metros de comprimento presa em uma rede de pesca ilegal na ilha de Maiorca, Espanha.

A baleia foi avistada por um navio a cerca de 4,83 km da costa leste de Maiorca, o que levou o centro de resgate marinho do Aquário de Palma de Maiorca a entrar em ação.

“Foi como fora deste mundo, foi incrível, simplesmente incrível”, disse à Reuters a bióloga marinha Gigi Torras, de 32 anos, uma das participantes da operação. Ela também sentiu que recebeu um pequeno gesto de apreciação do próprio mamífero gigante.

Perigosa operação de 45 minutos

A pobre baleia estava completamente presa na grande rede de deriva, de modos que não conseguia sequer abrir a boca.

Não foi possível cortar a rede do barco, então a equipe de resgate dos centros de mergulho Albatros e Skualo mergulhou para remover a malha com suas facas em uma perigosa operação que durou 45 minutos.

“Nos primeiros dez segundos ela ficou um pouco nervosa, você sabe, como bolhas em todos os lugares, mas depois eu não sei, me chame de louco, mas acho que ela sabia que estávamos lá para ajudá-la e ela apenas relaxou e começamos a trabalhar do frente de sua boca para trás”, disse Torras, proprietário da Albatros.

“Nós continuamos cortando e cortando e ela meio que deu uma mexida para se libertar”, disse Torras, acrescentando que o mamífero então ficou um pouco para recuperar suas forças na companhia dos quatro mergulhadores e até fez o que pareceu ser “um pequeno sinal de agradecimento” antes de começar a nadar.

Rede de deriva: proibida há 30 anos

A baleia estava enroscada em uma assim chamada rede de deriva (drift netting). Trata-se de uma técnica de pesca em que as redes ficam suspensas verticalmente na coluna d’água, mantidas por flutuadores presos a uma corda ao longo do topo da rede com pesos presos a outra corda ao longo do fundo da rede.

Por isso, são apelidadas de “paredes da morte”. Nessas redes, muitos animais marinhos morrem. Elas são montadas para capturar determinadas espécies, mas acabam por prender e matar tantas outras. Esse é o terrível fenômeno da pesca fantasma.

Ilegais, as redes de deriva foram proibidas pelas Nações Unidas há 30 anos mas, como se vê, tem gente insensível por aí ainda usando esse paredão da morte.

Talvez te interesse ler também:

Golfinhos e Baleias? Têm o cérebro parecido com o dos humanos e usam dialeto para se comunicarem

18 curiosidades sobre as Baleias, os maiores mamíferos do mundo

Islândia anuncia o fim à caça e ao comércio de baleias

As baleias aquivalem a 4 Amazônias: absorvem 40% do CO2 produzido em todo o mundo

Lei que proibe baleias e golfinhos em cativeiro é aprovada no Canadá

Estudo afirma que golfinhos e baleias sentem pela perda de parentes próximos

A maravilhosa dança das baleias em torno a um homem com sua prancha

Uma jubarte com seu filhote: a belíssima foto vencedora do importante prêmio de fotografia




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...