Em Fernando de Noronha, telas de contenção para evitar incidentes com tubarão


O Ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, e o presidente do ICMBio, Marcos Castro Simanovic, estão estudando colocar telas de contenção nas praias de Fernando de Noronha para evitar encontros inesperados com tubarões.

A ideia é evitar incidentes como o que aconteceu no final de janeiro com uma menina de 8 anos,  que teve sua perna amputada depois de ter sido mordida por um tubarão.

O incidente fez com o turismo na região fosse duramente abalado.

Ecologicamente correta

Trata-se de uma medida protetiva, econômica e de baixo impacto ambiental, segundo explicou ao G1 Natureza, o especialista Léo Veras, engenheiro de pesca e pesquisador de tubarões em Noronha.

“É uma medida defensiva para proporcionar segurança para as pessoas. É uma tecnologia com mais de 50 anos de uso e tem baixo impacto ambiental. O equipamento não interfere no sistema ecológico do ambiente”, afirmou.

“Essas telas são como um curral ao contrário. Elas vão dar segurança ao banhista. Nesta praia, mais de 30 pessoas vivem da condução náutica dos turistas. Vamos viabilizar o emprego e sem degradar o meio ambiente”, disse o ministro.

Por enquanto, as possibilidades estão sendo estudadas pelas autoridades para resolver os problemas da segurança do banhista e da queda no setor turístico local. Mas é preciso manter o respeito àquele ecossistema, porque muitos turistas visitam Noronha exatamente por isso.

Tubarões não atacam do nada

Essa questão é importante frisar porque, embora de fato seja uma pena o que aconteceu com a menina e outras vítimas de incidentes com tubarões, precisamos entender que somos nós que invadimos o habitat deles em primeiro lugar.

Em segundo lugar, uma série de outros motivos colaboram para que acidentes com tubarões aconteçam, pois os animais não atacam do nada, ou seja, não são seres maléficos que ficam ali à espreita do banhista desavisado para dele se alimentar.

Nós falamos sobre isso, nesse post aqui abaixo. Vale a pena a leitura.

Talvez te interesse ler também:

Invasor e venenoso: esse peixe foi visto em Noronha pela 2ª vez em 8 dias

Agora é lei: ZERO isopor e plástico descartável em Fernando de Noronha

Surfista se assusta com tubarão no Balneário Camboriú. É a 3ª aparição em 1 mês

Sem saber, brasileiros estão comendo tubarão: uma espécie em extinção

Tubarão quase ameaçado de extinção é morto cruelmente em praia do Ceará

Esqualeno em cosméticos: batons, bases e protetores solares com óleo de tubarão




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...