Colômbia apreende mais de 300 aranhas e escorpiões contrabandeados para a Europa


As autoridades na Colômbia apreenderam mais de 300 aranhas, escorpiões e baratas que estavam sendo contrabandeados para a Europa. 232 tarântulas estavam entre as alternativas de envio.

Os animais foram encontrados em 210 contêineres de plástico no Aeroporto Internacional El Dorado de Bogotá na quinta-feira, 02. Os aracnídeos estavam sendo transportados ilegalmente da capital colombiana para a Alemanha.

Um total de 232 tarântulas, nove ovos de aranha, 67 baratas e um escorpião com sete filhotes foram recuperados.

Contrabando ilegal

Os animais eram transportados em uma mala por dois cidadãos alemães, que alegavam estar levando-os para fins de pesquisa acadêmica.

Os dois suspeitos foram presos por suspeita de transportar os aracnídeos sem as autorizações necessárias. As aranhas, baratas e escorpiões foram transferidos para um local apropriado.

O comunicado da autoridades colombianas declarou:

“O secretário de Meio Ambiente foi chamado ao local depois que a polícia do aeroporto conseguiu identificar uma carga suspeita. Os profissionais farão avaliações biológicas para determinar se há algum grau de risco ou ameaça. Seguindo esse processo, a autoridade ambiental decidirá se os liberará ou realocará”.

A secretária de Meio Ambiente da Colômbia, Carolina Urrutia acrescentou em seu Twiiter:

“Lembramos ao público que, apesar de supostos fins acadêmicos ou de pesquisa, qualquer pesquisa deve ter licenças explícitas das autoridades ambientais. Este é o segundo caso em menos de três meses em que animais selvagens foram apreendidos no aeroporto El Dorado”.

Traficantes da vida selvagem

Em 2021, as autoridades colombianas afirmam já ter recuperado mais de 11.000 espécies, das quais mais de 3.800 já estavam mortas.

Os traficantes de vida selvagem frequentemente tentam contrabandear diversas espécies para o exterior, através da capital colombiana, Bogotá.

Em setembro, as autoridades apreenderam 3.493 barbatanas de tubarão, o equivalente a 900 e 1.000 tubarões, que seriam enviadas ilegalmente do aeroporto El Dorado para Hong Kong.

Em outubro de 2018, 23 tarântulas também foram descobertas escondidas em várias caixas de cereais a caminho de Seul, na Coreia do Sul.

Urrutia completa:

“Desde 2018 não recebemos um embarque de tarântulas desse tamanho, o maior que tivemos neste ano foram as barbatanas de tubarão, e o aeroporto continua a ser um foco de atenção para o tráfico de vida selvagem em Bogotá”.

Os animais selvagens sempre ficarão melhores livres e em seu habitat natural.

Contrabando de animais é crime, combata o tráfico de animais!

Talvez te interesse ler também:

Pepino-do-mar: animal considerado afrodisíaco é ouro para o crime organizado 

Horror por trás dos pincéis usados na arte: mangustos espancados à morte por causa do pelo 

O bicho do coronavírus: qual animal originou o surto?




Lara Meneguelli


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...