O incrível vídeo do polvo que muda de cor enquanto dorme, com base no que está sonhando

Os sonhos despertam a curiosidade desde sempre. A tentativa de interpretá-los está escrita em diversos capítulos da História, em diversos campos do conhecimento e da sensibilidade humana. Seja nas narrativas das várias tradições religiosas, nos estudos do pai da psicanálise, Freud, e de seu discípulo mais famoso, Jung, ou na arte de Salvador Dali.

E como não há limites para essa curiosidade, o biólogo marinho David Scheel resolveu investigar como um polvo sonha. Para isso, registrou imagens de um exemplar da espécie durante o sono.

O resultado gerou um minidocumentário, intitulado Octopus: Making Contact, em que Scheel interpreta as diversas mudanças na cor do molusco associando-as à sua atividade onírica, umas vez que essas alterações acontecem frente a situações específicas da vida marinha.

“Na noite passada, eu testemunhei algo que nunca havia sido registrado”, diz o biólogo logo no início do vídeo, em que explica, por exemplo, que a mudança na cor do corpo do polvo de branco para um tom muito mais escuro significa que o sonho se referia a uma situação de caça. Isso porque exatamente o mesmo fenômeno ocorre com o molusco acordado e, de fato, caçando, quando tenta se misturar com o fundo do mar para não atrair a atenção da presa

“Neste momento ele dorme, sonha com um caranguejo e sua cor começa a mudar um pouco, então fica toda escura. […] é o jeito dele de se misturar com o ambiente […] é realmente fascinante e, sim, ele está sonhando”, narra Scheel no vídeo.

As imagens só reafirmam o quanto a natureza é cheia de encantos e surpresas. E, claro, demonstram que o nosso desconhecimento sobre ela ainda é oceânico. Inspiram respeito e reverência.

 

Talvez te interesse ler também:

COMO OS ARQUÉTIPOS DE JUNG PODEM CONTRIBUIR PARA O NOSSO AUTOCONHECIMENTO?

SIGNIFICADO DOS SONHOS: COMO INTERPRETAR SEUS SONHOS?

10 DICAS ÚTEIS PARA SE LEMBRAR DOS SONHOS

greenMe.com.br é uma revista brasileira online, de informação e opinião Editada também na Itália como greenMe.it
Você está no Pinterest?

As fotos mais bonitas sempre contigo!

Você está no Instagram?

Curta as mais belas fotos, dicas e notícias!

Siga no Instagram
Siga no Facebook