©Roger Victorino/Unsplash

Transforme seu quintal em casa para aves colocando ninhos para elas

Transforme seu quintal em casa para aves colocando ninhos para elas

Que tal dar uma força para as aves, transformando o seu quintal em um ninho para a ajudar na reprodução delas?

O biólogo e técnico da Sociedade Espanhola de Ornitologia Luis Martínez explicou a El Pais que, na época de reprodução de aves, ter uma caixa ninho no quintal é uma ajuda e tanto para as espécies:

“Na realidade, nunca é um mau momento para colocar uma caixa ninho. Mesmo se aves não a utilizarem este ano, podem utilizá-la no próximo”.

A razão de essas caixas serem tão importantes é que permitem às aves trogloditas (aquelas que constroem ninhos e botam ovos em buracos de árvores) cumprir o seu ciclo reprodutivo em lugares onde há arvoredos jovens ou sujeitos a podas.

Como devem ser feitas?

Para que uma caixa ninho seja efetiva, deve cumprir alguns requisitos, segundo o especialista.

Elas devem ser feitas de madeira e com pelo menos 1 cm de espessura para manter a temperatura ideal. Devem também conter um orifício adaptado ao tamanho da espécie que irá usá-la para se reproduzir, e devem ser colocadas nos galhos altos das árvores (a pelo menos 3 m do solo).

O especialista também indica que sejam feitas com parafuso e não com pregos. Não se preocupe em deixar a casinha dentro toda pronta. O pássaro irá se ocupar de levar pequenos galhos, folhas etc para construir o ninho. Por isso, deixe a casa vazia e não coloque comida dentro dela.

Também é preciso fazer a manutenção das caixas, deixando-as limpas e NUNCA abri-las durante os meses de reprodução das aves.

O vídeo abaixo está em espanhol mas as informações foram acima traduzidas por nós. Veja para se orientar sobre o que foi explicado.

Este outro vídeo ensina a fazer você mesmo a casinha, caixa ninho. É preciso ter manualidade com a marcenaria.

Existem muitos vídeos no YouTube ensinando fazer as casinhas, inclusive com material reciclado mas este vídeo é rapido e fácil, embora também em espanhol, ele segue as as mesmas diretrizes ditas pelo biólogo Luis Martínez:

Talvez você encontre caixas prontas para comprar. Em todo caso, se for comprar, lembre-se das características necessárias e também das dicas de manutenção dadas pelo especialista.

É importante tê-las no quintal porque as aves se alimentam de insetos, muitas vezes pragas, do nosso jardim, sem dizer que aves espalham vida onde estão, cantam, embelezam e dispersam sementes (ornitocoria).

Talvez te interesse ler também:

Modinha no TikTok: como chocar ovo de pata comprado no supermercado. Funciona!

Saíra-Sete-Cores: exuberância de canto e cores, tem gente querendo aprisionar

10 habilidades incríveis de algumas espécies do reino animal

Gostou? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on tumblr
Share on reddit
Share on pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *