Conheça a Cobra sorridente que vive no Texas


No Parque Brazos Bend, no Texas, EUA, ocorreu a rara aparição de uma cobra bem diferente, cruzando a trilha de Creekfield.

Essa serpente é conhecida como cobra hognose ou cobra-nariz-de-porco (Heterodon platirhinos) por ter o focinho arrebitado, ou seja, virado para cima, por isso, ao olhá-la, parece que ela está sorrindo.

Essa cobra usa o seu focinho como uma espécie de pá, para cavar a terra, a areia ou afastar folhas acumuladas no chão.

Ela não é perigosa. Por ser inofensiva e não ter veneno mortal, quando se sente em perigo essa cobra ergue sua cabeça para se mostrar maior e ameaçadora, simulando ser uma cobra perigosa.

A cobra “sorridente” pode ter várias cores como amarela, cinza, marrom, verde-oliva, vermelha ou, no caso da que fez sua aparição no Parque do Texas, sua coloração em destaque, é alaranjada.

Para conhecermos a cobra sorridente, foram publicadas as fotos do raro e inusitado momento no qual ela apareceu no Brazos Bend State Park – Texas Parks and Wildlife. Essa publicação foi postada no Facebook, na página dessa Organização:

A cobra sorridente saiu com várias poses nas fotos e os internautas ao olharem a publicação emitiram vários comentários engraçados, como:

“Se eu visse isso, antes deste post, eu provavelmente pensaria que era algum tipo de mutante de cobra. É uma cobra de aparência legal. Tem um sorriso bonito.”

“Ela parece ter acabado de ouvir uma boa notícia!”

“Ah, ela está sorrindo para a câmera.”

“Quando você vê que o batom passado em uma cobra fica melhor que em você.”

Nos comentários também teve a parte informativa e instrutiva sobre essa espécie de cobra, dada pelo Parque Estadual Brazos Bend – Parques e Vida Selvagem do Texas, para esclarecer as várias dúvidas levantadas pelos internautas. Seguem alguns desses esclarecimentos:

Essas cobras em situação de ameaça, para se defenderem, podem atacar e fazem isso com a boca fechada, como sinal de aviso. Porém, quando percebem que não têm como escapar do perigo, fingem-se de mortas.

Elas passam por mortas, deitando-se de costas, pendurando a língua para fora de um lado da boca, borrifam um cheiro fedido e almiscarado para realmente parecerem que morreram, afastando assim possíveis predadores de a desejarem.

A cobra sorridente tem as presas na parte de trás da mandíbula superior, que podem injetar um veneno suave que não é prejudicial ou fatal ao ser humano.

E, como um dos habitats dessa cobra é o Texas, o Parque Estadual Brazos Bend aproveitou para deixar um lembrete, de que se alguém se deparar com uma delas, veja, aprecie e até fotografe, mas, sem mexer com ela, deixando-a em paz.

Afinal, como todo animal selvagem, essa incrível e bela cobra precisa ser respeitada e preservada.

Talvez te interesse ler também:

PICADA DE COBRA: EPIDEMIA ESCONDIDA. NÚMEROS IMPRESSIONAM. MORTES E PARALISIAS

COBRA DE TRÊS OLHOS É ENCONTRADA NA AUSTRÁLIA E NÃO É FAKE NEWS!

PEDESTRES E MOTORISTAS PARARAM O TRÂNSITO DE UMA RODOVIA PARA FAZER UMA COBRA PASSAR




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...