Picada de cobra: epidemia escondida. Números impressionam. Mortes e paralisias


Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), os casos de morte por picadas de cobras venenosas no mundo ultrapassam a estimativa de 138 mil pessoas por ano. Este já é um número elevado, mas a OMS acredita que ainda não seja real, pois existem muitos casos que não são registrados, em regiões em que elas são mais frequentes. Ou seja, não entram para as estatísticas.

Pensando nisso, uma instituição de caridade de Londres, chamada Wellcome, resolveu financiar novas pesquisas para que os cientistas possam descobrir maneiras mais eficazes de tratar picadas de cobras venenosas.

De acordo com uma notícia publicada no site Sky News, das 5,4 milhões de pessoas que são picadas no mundo, 400 mil precisam ser amputadas ou sofrem com paralisia. É a maior crise de saúde oculta do mundo, dizem os cientistas.

Na contramão dos casos elevados de picadas de cobras venenosas, está o tipo de tratamento dado a essas pessoas. Desde o século XIX, utiliza-se anticorpos extraídos de cavalos para fazer o antídoto, o que pode causar risco de contaminação e reações adversas, conforme especialistas.

Foi por isso que a instituição Wellcome, citada anteriormente, ofereceu ajuda ofertando £ 80 mil para financiar o programa de pesquisa. O intuito é mudar a forma com que são aplicados os tratamentos relativos a picadas de cobras venenosas, substituindo o tradicional.

A matéria em questão mencionou também um professor da Califórnia, William Hayes, do Departamento de Ciências da Terra e das Ciências Biológicas da Universidade Loma Linda. Ele disse ter sido picado por um filhote de cobra e que a dor se compara a um tiro de bala.

Leia também:

As cobras mais perigosas do mundo

Com relação às cobras mais perigosas do mundo, Hayes afirma que depende não só da espécie, mas também da proximidade delas com os humanos e a toxicidade do veneno. Por isso, além de conhecer mais sobre as espécies de cobras venenosas, é muito importante respeitar o ambiente delas e tomar os devidos cuidados quando precisar ter acesso a eles.

E já que a indicação é conhecer as espécies venenosas, vamos a algumas delas:

  • Taipan-do-interior Encontra-se no centro-leste da Austrália e é considerada a mais venenosa do mundo. Dizem que sua picada é suficiente para matar 100 humanos adultos.
  • Echis (Gênero). Vive em regiões secas da África e Ásia. É encontrada em áreas povoadas, por isso ela causa mais mortes do que as outras espécies.
  • Cobra-marrom Nativa do leste e do centro da Austrália e do sul da Nova Guiné. É a segunda mais venenosa do mundo.
  • Fer-de-lance Encontrada desde o sul do México até o norte da América do Sul. É altamente venenosa e conhecida por ser rápida.
  • Taipan-costeira Nativa da área costeira do norte e leste da Austrália e da ilha de Nova Guiné. É considerada a terceira cobra terrestre mais venenosa do mundo.
  • Boomslang Nativa da África Subsaariana. Conta-se que o zoólogo Karl Schmidt morreu após uma mordida de uma jovem dessa espécie.
  • Mamba-negra Também nativa da África Subsaariana. Depois da cobra-real, é a segunda mais longa, atingindo até 10 pés de comprimento.
  • Cobras marinhas Existem cerca de 69 espécies, sendo todas elas venenosas. Elas costumam aparecer nas águas quentes dos Oceanos Índico e Pacífico.

Desejamos que os pesquisadores tenham sucesso com as pesquisas e encontrem novos tratamentos contra picadas de cobras venenosas. Claro que na maioria das vezes é acidental, mas apesar do número ser grande, imaginamos que boa parte dos casos é por negligência humana. Por isso, evite acidentes e respeite a natureza!

Talvez te interesse ler também:

PEDESTRES E MOTORISTAS PARARAM O TRÂNSITO DE UMA RODOVIA PARA FAZER UMA COBRA PASSAR

A SIMBOLOGIA DA COBRA E SEUS VÁRIOS SIGNIFICADOS

QUEIMADA GRANDE É A 2ª ILHA COM MAIOR CONCENTRAÇÃO DE SERPENTES DA TERRA, CHEIA DE JARARACAS SUPERVENENOSAS!




Eliane A Oliveira

Formada em Administração de Empresas e apaixonada pela arte de escrever, criou o blog Metamorfose Ambulante e escreve para greenMe desde 2018.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...