Avistar Brasil 2017 – observação de aves no Butantan, entre 19 e 21 de maio


O Avistar Brasil é um encontro anual de observadores de aves, aberto a todo o público, com diversas palestras, oficinas e atividades culturais e educacionais que acontecerá no próximo final de semana no Butantan, em São Paulo.

A inscrição é gratuita, a entrada para visitação, também.

No Avistar Brasil deste ano você poderá registrar diversas aves, dos pontos de observação, aprender sobre conservação da avifauna brasileira e desenvolver uma relação saudável com a natureza.

Dê uma olhada na agenda do Avistar deste ano, para melhor decidir em que irá participar.

avistar brasil 1Fonte foto: luzpropria.com

A ciência-cidadã e a relação responsáveis de quem pratica turismo em áreas naturais são as bases que fundamentam o desenvolvimento desta atividade de “avistar e documentar aves em seu habitat”. Alguns temas serão apresentados ao público focando assuntos como: “o uso público nos parques”, “saúde e natureza” e “cuidados em campo”.

passarosFonte foto: prefeitura.sp.gov.br

Uma extensa programação de palestras, oficinas, exposições, jogos para crianças, concurso literário são algumas das atividades que estarão à disposição do visitante no Butantan durante todo o final de semana.

Algumas das palestras programadas têm temas como:

  • “Aves do Acre”

  • “Floresta nas nuvens: a Serra do Apiaú, Roraima”

  • “Indo além dos checklists: comportamento social e de forrageio de aves”

  • “Jardim naturalista”

  • “Papel socioambiental da arara-vermelha”

  • “Os papa-capins e a ciência cidadã”

  • “Observação de aves na reserva Legado das Águas”

avistar brasilFonte foto: institutopinheiro.org.br

Congresso Avistar

Também acontecerá o Congresso Avistar no qual será possível assistir a apresentação de trabalhos. Mas, se você é um pesquisador – mesmo que seja autodidata – também poderá apresentar os resultados do que vem observando na natureza.

Para participar no congresso e ter direito a um certificado você deverá se inscrever e pagar uma taxa , aqui.

Ilustração naturalista e caminhada

Na área artística acontecerá uma oficina de ilustração naturalista para apresentar a base da construção de aves e outra, de pós-produção fotográfica de aves, com o programa Adobe Lightroom e a caminhada de observação de aves#vempassarinhar – desde as 7 da manhã, de hora em hora.

Avistar Kids

Nos dias 20 e 21 ocorrerá o Avistar Kids – jogos, rodas de lendas e histórias, oficinas de pintura, oficina sobre ninhos (ninhos em argila, veja só) e diversas outras atividades recreativas que visam a reconexão da criança urbana com a natureza.

Ciência Aberta

No item “Ciência Aberta” os pesquisadores apresentarão suas pesquisas e os visitantes poderão aprender sobre a extração de veneno de cobras e a feitura do soro antiofídico, sobre aranhas, borboletas e serpentes em risco de extinção.

Outro foco do Ciência Aberta são os estudos sobre a migração das aves.

avistar brasil 2Fonte foto: dicasfree.com

E para finalizar, um teatro de bonecos, o Mamulengo, da companhia de teatro Buzum! que apresentará seu espetáculo, para todos, bem na frente do Instituto Butantan (endereço: Avenida Vital Brasil, 1500 – Butantan – São Paulo).

Na primera fotografia deste texto está o sabiá-laranjeira, Turdus rufiventris, ave-símbolo do nosso país, por seu canto e folclore, nas mais diversas regiões.

avistar brasil 3Fonte foto: aultimaarcadenoe.com.br

Avistar Brasil 2017! Participe!

Leia mais sobre aves brasileiras:

GUARÁ COR-DE-ROSA – ESSA COISA MAIS LINDA QUE TAMBÉM HABITA NOSSOS MANGUEZAIS

CONHEÇA UM PROGRAMA DE LIBERTAÇÃO DE AVES COMERCIALIZADAS ILEGALMENTE

NOVO LIVRO COM GUIA INÉDITO SOBRE AS AVES DA MATA ATLÂNTICA




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...