Novo livro com guia inédito sobre as Aves da Mata Atlântica


Para quem estuda ou é apaixonado por aves chega uma novidade interessante, um Guia de Identificação das aves da Mata Atlântica da região sudeste. Trata-se do “Guia Aves do Brasil: Mata Atlântica do Sudeste“, um projeto da Wildlife Conservation Society (WCS) em parceria com o Grupo Boticário de Proteção à Natureza, publicado em novembro último pela Editora Horizonte.

Este livro, composto em linguagem acessível ao público leigo, contém informações que permitem a identificação de 927 espécies de aves ocorrentes nos estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais e Bahia, que são apresentadas em 1.300 ilustrações feitas por renomados artistas especializados em aves, como Guy Tudor, o maior ilustrador de aves sul-americanas, Robert S. Ridgely, John Gwynne e Martha Argel, dentre outros.

foto

foto: nqm.com.br

Para além da identificação visual, o livro também apresenta informações complementares como mapas de distribuição, épocas e altitudes de ocorrência, características físicas, dicas para diferenciação de espécies parecidas. Outro ponto importante é que são destacados os diferentes ambientes da Mata Atlântica e apresentados os desafios para a sua conservação.

O livro foi editado em formato adequado ao seu uso como guia de campo e seu preço é bastante acessível, R$ 69,00 podendo ser comprado pela internet diretamente no site da Editora Horizonte ou nas principais livrarias do Brasil.

Este guia é o segundo volume de uma série que trata das aves em todos os ambientes naturais brasileiros.

Dentre as aves apresentadas, encontramos a saíra-sete-cores, na foto de capa, (Tangara seledon) e a saíra de-lenço (Tangara cyanocephala), duas das aves mais coloridas do Brasil. Também está representado o gavião-real, na foto acima, (Harpia harpyja), maior ave de rapina do Brasil e considerada a mais poderosa do mundo. Destacam-se também três espécies de papagaio – peito-roxo (Amazona vinacea), cara-roxa, foto abaixo, (Amazona brasiliensis) e chauá (Amazona rhodocorytha) – exclusivos da Mata Atlântica.

foto

foto:wikipedia

Uma expectativa dos idealizadores do projeto é que, mostrando as belezas naturais e seus ambientes preservados, assim como, a facilidade que existe em se identificar aves em seus habitats, essa seja uma contribuição real e efetiva para aumentar o interesse das comunidades em ações de preservação ambiental que, muitas vezes, são mal compreendidas.

Talvez te interesse ler também:

COMO ATRAIR PÁSSAROS PARA A SUA CASA

COMO E PORQUE ATRAIR MORCEGOS PARA O SEU JARDIM

Fonte foto capa:wikipedia

Fonte: nqm.com.br




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...