Rena: 10 Curiosidades sobre o animal do Papai Noel


No Natal, existe uma personagem que ganha destaque em filmes, propagandas, estampas, brinquedos e não é o Papai Noel. Essa personagem é a simpática rena, que leva o bom velhinho a todos os lugares na sua missão de entregar presentes pelo mundo afora.

A rena (Rangifer tarandus) é um cervídeo de grande porte, possui chifres, aliás é a única espécie de cervídeo em que as fêmeas também possuem chifres.

O animal vive em bando e habita altas latitudes, sendo caraterístico das regiões árticas do norte do Canadá, Alasca, Rússia, Escandinávia e Islândia.

Esse animal mede cerca de dois metros de comprimento e pode atingir os 300 quilos de peso. Os machos costumam ser maiores e mais pesados do que as fêmeas.

Saiba mais sobre esse animal símbolo do Natal.

ALIMENTAÇÃO

A rena é um animal ruminante, assim como o boi, isto é, a rena mastiga o alimento uma vez e, após ir para o estômago, ele retorna à boca para ser novamente mastigado.

A sua alimentação consiste de líquen, o qual, durante os meses mais frios, precisa ser escavado pelas renas por estarem a mais de meio metro abaixo do solo.

Liquens são seres vivos complexos, uma espécie de fungo que na verdade é a simbiose entre um  e uma alga.

CURIOSIDADES

  1. Uma curiosidade sobre a rena é que ela costuma ser confundida com o caribu. Embora haja parentesco entre esses dois animais, eles não são os mesmos, pois existem diferenças genéticas entre as duas espécies.
  2. Tanto os machos quanto as fêmeas possuem chifres. Os machos perdem a galhada no início do inverno, enquanto as fêmeas a perdem depois.
  3. As galhadas servem para a defesa dos predadores, conquistar a fêmea e encontrar alimentos na neve.
  4. Em geral, elas caem uma vez por ano e depois crescem novas no lugar. Como a natureza é sábia, os chifres perdidos são reaproveitados por outros animais, como roedores, já que são uma importante fonte de cálcio e outros minerais.
  5. Para sobreviveram ao frio do Ártico, as renas contam com uma proteção térmica natural. Os seus pelos são ocos, isso quer dizer que os pelos que revestem o couro das renas retêm o ar frio, mantendo-as isoladas e quentes.
  6. Além disso, o leite produzido pelas renas é extremamente rico e nutritivo: ele contém 10% de proteína e 22% de nata.
  7. Uma habilidade das renas é andar. Elas são os mamíferos com maior capacidade migratória, o que lhes permite percorrer, em média, 37 km em um dia. Em um ano, podem caminhar cerca de 5 mil km.
  8. As fêmeas começam a migrar antes dos machos, que as seguem acompanhando os filhotes nascidos no ano anterior. Durante a primavera, esses animais viajam para o norte em busca de temperaturas mais amenas e regressam ao seu habitat no outono, quando o clima se torna mais frio.
  9. Seus predadores naturais são os lobos, as águias-douradas, os mosquitos e as moscas que podem lhes transmitir doenças, além do ser humano que caça as renas para exploração de sua pele, para fazer delas animais de tração, além de alimento.
  10. Renas correm risco de extinção, estão classificadas como “vulneráveis” pela IUCN na sua lista vermelha das espécies ameaçadas. O habitat destes animais vem sofrendo grandes mudanças por causa do aumento global das temperaturas.

rena 3

A RENA DO PAPAI NOEL

Você sabe como nasceu a relação das renas com o bom velhinho?

Os povos que vivem nas regiões próximas ao Polo Norte domesticaram as renas e descobriram que elas eram boas fontes de carne, leite e pele para protegê-los do frio.

Além disso, elas começaram a ser usadas como veículo de locomoção, puxando os trenós na neve.

Por isso, o Papal Noel, que é originário de uma região na qual as renas são animais comuns, usa um trenó puxado por renas para distribuir presentes pelo mundo.

As renas do Papai Noel voam, mas no mundo real elas apenas andam – e muito!

Vivendo no Brasil, só nos resta usar a imaginação e acompanhar as renas nos filmes de Natal, já que nessa andança delas dificilmente elas virão para a nossa terra quente e úmida.

Talvez te interesse ler também:

A cruel realidade dos cães que puxam trenós

Conheça o Natal de Origens e Tradições Xamânicas

Presentes sustentáveis para o Natal: 10 ideias faça você mesmo

Natal: DIY presentes Feng Shui para harmonizar ambientes e vidas

10 ideias de presentes de Natal faça você mesmo

Natal: presentes incríveis com 5 ideias para reciclar jornais e revistas

Embrulhar presentes com jornais, revistas, papeis de pão para um Natal green




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...