Vitória! Europa decide pelo fim do incentivo às touradas


As touradas já não atraem o mesmo público de antes. Dados do Ministério da Cultura espanhola mostram uma queda de 61% nos shows relacionados a esta atividade desde 2007. Não obstante a queda, as touradas seguem… para o fim?

É cada vez maior a pressão para que esse tipo de espetáculo não exista mais, tendo em vista todo sofrimento que ele provoca nos animais.

Recentemente, os defensores da causa animal tiveram uma importante vitória na Europa.

O Parlamento Europeu votou pelo fim do subsídio à criação de gado, cujo destino seja alguma atividade comercial ligada às touradas.

O suporte governamental é feito por meio da Política Agrária Comum (PAC).  Segundo dados da Associação dos Veterinários Abolicionistas da Tourada e do Abuso Animal (AVATMA), cerca de 600 empresas pecuárias receberam 430 milhões de euros, nos últimos anos, em subsídios feitos via PAC.

A votação para o fim do subsídio contou com apoio de grupos liberais, socialistas, esquerda unitária, além do partido EQUO e dos Verdes Europeus.

Apesar da importante votação, ainda há um longo caminho a trilhar. Isso porque o Parlamento precisa agora negociar com o Conselho Europeu e com a Comissão Europeia o texto final da PAC.

Talvez te interesse ler também:

Coronavírus suspende touradas: 120 touros salvos da crueldade

Chega de incentivo para a criação de touros para touradas

O brutal momento em que o toureiro é ferido perto do reto durante tourada em Madri




Cintia Ferreira

Paulistana formada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro, tem o blog Mamãe me Cria e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...