Touradas como Patrimônio Cultural? Ainda bem que a Unesco recusou esse absurdo!


Todo mundo sabe que, infelizmente, as touradas são muito comuns na Espanha, a ponto de cogitarem que elas entrassem para o Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. Felizmente, a UNESCO recusou essa solicitação.

O site El Mundo publicou essa boa notícia, onde explica que a Associação Intergovernamental de Touradas enviou cartas à Unesco solicitando uma intervenção para que as touradas entrassem para o Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.

O assunto foi debatido em setembro pela Mesa que filtra as candidaturas que serão apresentadas ao Comitê em dezembro. A reunião foi adiada para outubro e a questão das touradas sequer entrou em pauta. Pelo menos não nos processos que estão em curso para 2021.

Dois dias antes, a Plataforma La Tortura No Es Cultura (Ltnec), Animal Guardians, Gladiadores por la Paz e Acme criaram a campanha #NoTauromaquiaEnUnesco para impedir tal candidatura. Essa campanha foi divulgada nas redes sociais da Espanha, Portugal, Colômbia, Equador e Peru, contando com o apoio de 985 organizações e personalidades.

Expressões culturais devem promover a vida, não a morte!

A presidente da Ltnec, Marta Esteban disse que seria incompreensível a Unesco aceitar essa candidatura, por ela ser um órgão da ONU, que tem como um dos objetivos proteger jovens e animais das touradas. Segundo ela,

“é fundamental defender as expressões culturais que promovam a vida, não a morte”.

A campanha foi um sucesso graças à união dos ativistas de 13 países, segundo Carmen Almonacid do Gladiadores por La Paz. Já Pablo González Caballero, da Acme diz que esse grito não pertence apenas a importantes organizações que levantaram sua voz, mas também aos cidadãos anônimos que defendem os animais e lutam por uma sociedade melhor.

De fato, esse pode parecer um pequeno passo, mas que já representa uma grande vitória! Ainda bem que a Unesco recusou o absurdo das touradas serem consideradas Patrimônio Cultural do país.

Talvez te interesse ler também:

Vitória! Europa decide pelo fim do incentivo às touradas

Cães e gatos NÃO transmitem Covid a humanos, diz pesquisa

Ratos são inteligentes e limpos. Veja estas e outras razões para ter um rato de estimação




Eliane A Oliveira

Formada em Administração de Empresas e apaixonada pela arte de escrever, criou o blog Metamorfose Ambulante e escreve para greenMe desde 2018.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...