Touradas como Patrimônio Cultural? Ainda bem que a Unesco recusou esse absurdo!

Touradas como Patrimônio Cultural? Ainda bem que a Unesco recusou esse absurdo!

Todo mundo sabe que, infelizmente, as touradas são muito comuns na Espanha, a ponto de cogitarem que elas entrassem para o Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. Felizmente, a UNESCO recusou essa solicitação.

O site El Mundo publicou essa boa notícia, onde explica que a Associação Intergovernamental de Touradas enviou cartas à Unesco solicitando uma intervenção para que as touradas entrassem para o Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.

O assunto foi debatido em setembro pela Mesa que filtra as candidaturas que serão apresentadas ao Comitê em dezembro. A reunião foi adiada para outubro e a questão das touradas sequer entrou em pauta. Pelo menos não nos processos que estão em curso para 2021.

Dois dias antes, a Plataforma La Tortura No Es Cultura (Ltnec), Animal Guardians, Gladiadores por la Paz e Acme criaram a campanha #NoTauromaquiaEnUnesco para impedir tal candidatura. Essa campanha foi divulgada nas redes sociais da Espanha, Portugal, Colômbia, Equador e Peru, contando com o apoio de 985 organizações e personalidades.

Expressões culturais devem promover a vida, não a morte!

A presidente da Ltnec, Marta Esteban disse que seria incompreensível a Unesco aceitar essa candidatura, por ela ser um órgão da ONU, que tem como um dos objetivos proteger jovens e animais das touradas. Segundo ela,

“é fundamental defender as expressões culturais que promovam a vida, não a morte”.

A campanha foi um sucesso graças à união dos ativistas de 13 países, segundo Carmen Almonacid do Gladiadores por La Paz. Já Pablo González Caballero, da Acme diz que esse grito não pertence apenas a importantes organizações que levantaram sua voz, mas também aos cidadãos anônimos que defendem os animais e lutam por uma sociedade melhor.

De fato, esse pode parecer um pequeno passo, mas que já representa uma grande vitória! Ainda bem que a Unesco recusou o absurdo das touradas serem consideradas Patrimônio Cultural do país.

Talvez te interesse ler também:

Vitória! Europa decide pelo fim do incentivo às touradas

Cães e gatos NÃO transmitem Covid a humanos, diz pesquisa

Ratos são inteligentes e limpos. Veja estas e outras razões para ter um rato de estimação

Gostou? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on tumblr
Share on reddit
Share on pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *