Estudo revela que bonobos não são tão pacíficos quanto se pensava


Uma nova pesquisa desafia a longa suposição de que os bonobos são primatas pacíficos, mostrando que eles exibem níveis surpreendentes de agressão, especialmente entre os machos. O estudo, publicado na revista Current Biology, revela que os bonobos mostram taxas mais altas de agressão entre machos do que os chimpanzés, seus parentes próximos.

Por décadas, os bonobos foram retratados como criaturas pacíficas, em contraste com os chimpanzés, que são conhecidos por comportamento agressivo, incluindo guerras territoriais e violência letal. No entanto, a nova pesquisa desafia essa imagem idílica, revelando que os bonobos têm níveis significativos de agressão, especialmente entre os machos.

No estudo, que envolveu a observação de bonobos em três comunidades na Reserva de Bonobos de Kokolopori, na República Democrática do Congo, os pesquisadores registraram mais de 500 interações agressivas entre os bonobos rastreados durante mais de 2.000 horas de observação.

Surpreendentemente, os bonobos mostraram taxas de agressão entre machos 2,8 vezes mais altas do que os chimpanzés. Embora os chimpanzés sejam conhecidos por mostrar agressão severa, como assassinato e infanticídio, os bonobos exibiram níveis significativos de agressão física entre os machos.

Além disso, o estudo revelou padrões únicos de agressão entre machos e fêmeas. Enquanto a agressão macho-fêmea era menos comum entre os bonobos do que entre os chimpanzés, a agressão fêmea-macho era mais frequente nos bonobos, sugerindo diferenças distintas na dinâmica social entre as duas espécies.

Essas descobertas desafiam a visão tradicional dos bonobos como criaturas pacíficas e destacam a complexidade do comportamento animal.

“É uma espécie com um comportamento tão complexo que apenas limitá-la a ser uma hippie, para este estudo, não vai funcionar. É simplesmente muito simplista”, disse a Dra. Maud Mouginot, da Universidade de Boston, pesquisadora-chefe.

O estudo levanta questões fascinantes sobre a evolução do comportamento agressivo em primatas e destaca a importância de uma compreensão mais profunda da ecologia, do comportamento animal e, por que não, do homem, lembrando que bonobos e chimpanzés são parentes vivos próximos dos humanos.

Embora os bonobos continuem sendo uma fonte de fascínio e estudo para os cientistas, essas novas descobertas mostram que ainda há muito a aprender sobre esses primatas intrigante.

O estudo Differences in expression of male aggression between wild bonobos and chimpanzees foi publicado na revista Current Biology.

Talvez te interesse ler também:

O DNA da raiva brasileira está cientificamente comprovado

Os animais também sentem o eclipse: pesquisadores confirmam

Calau: Uma Ave de Aparência Fascinante e Comportamento Único

As nove Aranhas mais Lindas e Exuberantes do Mundo




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...