Besouros descobertos pela UFPR podem ajudar a solucionar crimes


Dois novos besouros, um no Acre e outro no Paraná, podem auxiliar na investigação de crimes. Encontrados em áreas de floresta fragmentada, os besouros do gênero Aleochara são predadores naturais de moscas necrófagas, as primeiras a colonizar um cadáver.

espécie Aleochara leivasorum foi encontrada em cidades paranaenses que ficam nas regiões Centro-Oeste do estado e Metropolitana de Curitiba — Foto: Ana Paula Buss/DBD/UFPR

 Aleochara leivasorum: um besouro forense

A descoberta foi feita por cientistas da UFPR, que estudam a biodiversidade de besouros no Brasil desde 2010. A espécie do Paraná, Aleochara leivasorum, recebeu esse nome em homenagem ao professor Fernando Leivas, em cuja propriedade o exemplar foi encontrado.

Ja a espécie Aleochara capitinigra, encontrada em rio Branco, capital do Acre, se caracteriza por possuir a cabeça de coloração preta.

As duas espécies têm um comportamento atípico, são ectoparasitas de pupas de moscas, por isso podem ser úteis para ajudar a solucionar crimes, visto que as moscas necrófagas são os primeiros insetos a chegar em um cadáver.

Aplicações na entomologia forense

  • Tempo de exposição do cadáver: A presença dos besouros pode indicar quanto tempo o corpo ficou exposto ao ambiente.
  • Movimentação do corpo: Se os besouros estiverem em diferentes estágios de desenvolvimento, pode indicar que o corpo foi movimentado.
  • Tipo de morte: A presença de besouros específicos pode indicar o uso de substâncias tóxicas na morte.

Próximos passos

  • Estudos do ciclo de vida e comportamento dos besouros: Para entender melhor como eles podem ser usados na investigação de crimes.
  • Identificação de outras espécies com potencial forense: Ampliar o leque de ferramentas disponíveis para os entomologistas forenses.

Importância da pesquisa

  • Contribui para a catalogação da biodiversidade local: Importante para a preservação ambiental.
  • Aumenta o conhecimento sobre o papel ecológico dos besouros: Auxilia na compreensão do funcionamento dos ecossistemas.
  • Abre novas possibilidades para a entomologia forense: Uma ferramenta valiosa para a investigação de crimes.

Conclusão

A descoberta dos besouros Aleochara capitinigra e Aleochara leivasorum é um importante passo para a entomologia forense no Brasil. A pesquisa da UFPR abre novas possibilidades para a investigação de crimes e contribui para a preservação da biodiversidade.

Saiba mais no Portal Ciência da UFPR

Talvez te interesse ler também: 

7 novas espécies de insetos que se parecem com folhas acabam de ser descobertas

Fungos bioluminescentes emitem luz esverdeada para atrair insetos e propagar esporos

Insetos e seus significados espirituais

Dentro de uma fazenda de insetos: é essa a comida do futuro?

Alegrias e tristezas? Os insetos também sentem!

Conheça 12 insetos ameaçados de extinção no Brasil




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...