Dentro de uma fazenda de insetos: é essa a comida do futuro?


Esqueça as fazendas de gado, com campos verdes (desmatados), rios, por do sol e outras naturezas. Agora o visual das fazendas é composto por larvas e besouros adultos manipuladas por robôs para virarem farinha. Uma empresa francesa de biotecnologia, a Ÿnsect, pretende abrir 15 fábricas de larvas de farinha até 2030. Seria essa a alternativa sustentável à carne?

Veja como é a fazenda do futuro nos vídeos publicados na internet que mostram a Ÿnsect, líder mundial na produção de proteínas e fertilizantes naturais para insetos.

Fundada por cientistas e ativistas ambientais em 2011 em Paris, França, a empresa transforma insetos em farinha de alta qualidade e alto valor nutritivo para pets, peixes, plantas e humanos.

A Ÿnsect conseguiu apoio financeiro dos principais fundos de investimentos globais, de bancos e órgãos públicos para montar suas fazendas verticais 100% automatizadas. Possui certificações Next40, B Corp e usa uma tecnologia pioneira, coberta por 377 patentes em 44 categorias, para transformar insetos em ingrediente para comida animal e humana.

O vídeo abaixo, feito pela New Scientist, mostra o interior da Ÿnsect e diz:

“Esse pode ser o futuro de toda comida humana, no qual, milhares de insetos poderiam ser usados para alimentar plantas, animais e pessoas. Essa sala em que estou está cheia de tenebrio (um besouro preto). Atrás de mim, temos algumas larvas que se tornarão besouros adultos”.

O vídeo mostra as diferentes fases da vida dos insetos usados nessa fazenda e conclui:

“Acreditem ou não, os insetos usam muito menos água, terra, comida e energia que todos os animais. Então esse poderia ser a solução dos problemas para a crise climática, bem como é uma delícia!”

Olhem isso:

A propaganda toda relativa a esse tipo de produto, vem diante de um cenário pintado de catástrofe ambiental. A imagem de que a Terra não será mais fértil, faltará água, o solo estará poluído, a biodiversidade toda desequilibrada, um calor dos infernos, enfim, só vai sobrar verme… faz parte da publicidade.

Diante desse cenário, põe-se a pergunta: e o que nós vamos comer? Erva daninha? Não! Inseto!

Especismo

Nem precisamos dizer que veganos não querem saber dessa história. Crueldade e especismo fazem parte do business. Por que confinar, manipular e maltratar insetos para alimentar outros animais?

Mas precisamos dizer uma coisa: comer inseto já é realidade em alguns países asiáticos. É cultura. Alimentação é questão também cultural. Todos sabem que na China comem cachorro, o melhor amigo do homem! É quase um canibalismo para nós, ocidentais. Mas deixemos os juízos de valor pra lá…

Esse cenário que estamos vivendo de pandemia, guerra e crise climática não nos ajuda em nosso verdadeiro intento, qual seja, o de fazer da Terra um lugar saudável, igualitário e justo para todos.

Queremos saber: se o futuro for mesmo assim, os líderes mundiais, os magnatas e até o pessoal envolvido na pesquisa desse alimento, vão comer larvas e insetos?

Vamos nos acostumando? Então continue vendo os vídeos para se habituar ao paladar do futuro.

Fonte: Ynsect

Talvez te interesse ler também:

Empresa produz ovo sem galinha através da agricultura celular

Carne cultivada pode fazer mais mal que bem à saúde e ambiente

Cultivar em água do mar: a solução para combater fome e escassez de água doce




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...