Conheça alguns besouros comuns de ver no Brasil


Os coleópteros compõem uma ordem muito diversa de insetos, entre os quais os mais populares são os besouros e as joaninhas.

O nome dessa ordem, Coleoptera, faz alusão às asas anteriores desses insetos que são duras, de origem grega “koleos” que significa estojo e “peteron” que significa asas.

A maior parte das espécies são fitófagas, ou seja, se alimentam de plantas (raízes, folhas, flores, frutos e grãos de pólens), sendo muitas delas importantes na polinização de plantas.

Vamos conhecer algumas espécies de Coleoptera que vivem no Brasil?

Joaninha (Harmonia axyridis)

Harmonia axyridis, o besouro-asiático-multicolorido, também conhecido como “besouro-do-Dia-das-Bruxas”, “besouro-japonês” ou “joaninha-arlequim”, é uma espécie de besouro nativo da Ásia, pertencente à família Coccinellidae.

Como os membros da família Coccinelidae, a joaninha comum é um inseto holometábolo, ou seja, possui quatro estágios de vida morfologicamente distintos:

  1. ovo
  2. larva
  3. pupa
  4. e adulto.

Essa espécie de joaninha é a mais abundante no Brasil.

Besouro (Astylus variegatus)

Fonte foto

São usualmente encontrados aos grupos em flores. Os adultos alimentam-se do pólen e as larvas vivem no solo.

Medem cerca de 8 cm, têm coloração amarela e apresentam cinco manchas negras. As larvas são densamente cobertas por pelos marrons e, por isso, recebem o nome comum de “larva-angorá“.

É conhecido por atacar vários tipos de plantas cultivadas, sendo considerado uma das pragas do milho. A alta população deste inseto é capaz de causar prejuízos para culturas com sementes, como é o caso do milho.

O período dos ovos dura, em média, de nove a 13 dias. O período larval é longo, podendo demorar até quase um ano. Já o período da pupa dura de nove a 16 dias. 90 ovos é o que uma fêmea adulta deposita.

Besouro-soldado (Chaoliognathus flavipes)

Esta espécie pode formar grandes agregados contendo de centenas a milhares de indivíduos.

É muito comum em todo o país.

 

Besouro-pulga (Omophoita octoguttata)

São encontrados na Mata Atlântica, principalmente nas regiões sul e sudeste do Brasil.

Os besouros-pulga são conhecidos por terem as pernas traseiras adaptadas para o salto.

Besouro-caçador (Calosoma alternans)

São predadores e adoram se alimentar de lagartas, tanto é que também são chamados de besouro-caçador-de-lagartas.

©Mati Aristeguieta P./wikipedia

©Mati Aristeguieta P./wikipedia

Arrebenta-bois (Cissites maculata)

Cissites maculata (denominado no Brasil de arrebenta-bois ou vaca-loura) é um besouro da família Meloidae.

É um besouro de tamanho que varia entre 1,5 cm e 7,5 cm. Distingue-se facilmente pelo abdômen negro e alongado, geralmente ornamentado por bandas vermelhas transversais.

Os machos possuem grandes mandíbulas pretas. Suas larvas vivem associadas a abelhas solitárias (mamangavas) como parasitas.

O único problema real deles é que os meloídeos, quando se sentem ameaçados, liberam uma substância chamada cantaridina, que em contato com a pele produzem bolhas. Se um bichinho comê-lo, será provavelmente sua última refeição (o que ele tenta alertar por suas cores chamativas), por isso o nome: arrebenta-bois.

arrebenta-bois

 

Besouro-tartaruga (Stolas chalybaea)

Ocorre na Mata Atlântica. Os besouros-tartaruga (Chrysomelidae: Cassidinae) são besouros herbívoros, inofensivos e que recebem esse nome pela aparência com o casco destes répteis: a forma de suas asas lembram um casco de tartaruga.

Besouro-de-camurça (Gymnetis rufilatris)

Fonte foto

Besouros da família Cetoniidae são conhecidos como besouros-das-flores, também podem ser chamados de besouros-de-camurça devido à textura (semelhante aos tecidos de camurça) dos élitros (asas anteriores).

Os adultos geralmente se alimentam de pólen ou frutos e as larvas podem se alimentar de raízes de plantas, material em decomposição e até fezes de animais.

O ciclo de vida destes insetos costuma ser longo levando mais de seis meses para completar o período de ovo a adulto.

Besouro serra-pau (Pyrodes nitidus)

Os Cerambicídeos (Cerambycidae), comumente denominados de serra-pau compreendem uma família de insetos que é uma das maiores famílias de besouros, possuindo mais de 25.000 espécies descritas.

Estes besouros geralmente têm como característica notável as longas antenas articuladas que possuem, em muitos casos, mais que o dobro do tamanho do próprio corpo do inseto.

Pyrodes nitidus é uma espécie muito bonita, que apresenta variáveis colorações metálicas. É encontrada principalmente na Mata Atlântica.

Algumas espécies exóticas têm sido vítimas do tráfico de animais silvestres, o que com o apoio do desmatamento e da destruição de seus habitats naturais, têm colocado um grande número de espécies em risco considerável de extinção.

Os besouros somam a maioria dos insetos (cerca de 38 %), com enorme biodiversidade.

Cada um mais lindo e diferente que o outro.

Qual você gostou mais? Deixe seu comentário!

Talvez te interesse ler também:

Como e por que atrair Joaninhas para o seu jardim

Conheça o Besouro-de-Ouro: uma Jóia Viva da Natureza! 

Vespa-cuco: esse inseto é um espetáculo de cores e brilhos! 




Lara Meneguelli


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...