Baratas mordem? Quais doenças transmitem? Podem ser fatais?


Além de voar… será que elas também mordem?

Recentemente, um jovem chamado Gustavo compartilhou uma sua experiência nas redes sociais, surpreendendo milhões ao relatar que do nada acordou com os olhos inchados e hematomas pelo rosto. Gustavo, de 20 anos, descreveu ter sentido um incômodo na região durante a madrugada, porém, devido ao sono, não deu muita atenção ao desconforto. Ao acordar, foi confrontado com uma condição desconcertante, seus olhos estavam inchados e cheios de hematomas. Diante do caso, algum de seus seguidores sugeriu que o rapaz pudesse ter sido mordido por uma barata, levantando um discussão interessante, afinal…

Baratas mordem?

A resposta é sim. Embora raro, as baratas são capazes de morder seres humanos. Esses insetos noturnos, que se escondem durante o dia em frestas de muros, debaixo de pedras ou em esgotos, possuem hábitos alimentares onívoros. Eles se alimentam de restos de comida, matéria orgânica em decomposição e até mesmo de outros insetos. Sua estrutura bucal é adaptada especificamente para triturar alimentos sólidos em pedaços menores, portanto, elas mordem sim!

Além disso, a mordida das baratas é bem dolorida. Cientistas do Reino Unido e da Alemanha descobriram que sua mordida equivale a 50 vezes o seu peso corporal, ou seja, elas mordem forte podendo causar feridas que possam causar infecções graves.

Mas não é só isso…

Quais doenças as mordidas de baratas podem transmitir?

Além de morder, as baratas são conhecidas por transmitir doenças. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), esses insetos são agentes transmissores de várias doenças causadas por bactérias, incluindo

  • furunculose,
  • lepra,
  • tuberculose,
  • poliomielite
  • e diarréia.

Suas atividades noturnas em ambientes sujos e contaminados aumentam o risco de contaminação, pois podem transportar patógenos em suas pernas e corpos.

No Brasil, onde existem várias espécies de baratas, incluindo a Blattella germanica e a Periplaneta americana, a preocupação com infestações desses insetos é compreensível. Eles podem se esconder em áreas de armazenamento, cozinhas, banheiros, tubulações e outros locais propícios à infestação.

Contudo, isso não é motivo de entrar em pânico, segundo especialistas, as baratas não costumam ser agressivas e elas não costumam morder as pessoas, mas sim restos de alimento. Em falta de comida, elas podem procurar os habitantes da casa, porém, vão roer tecidos em decomposição, como pele e unhas.

Mordida de barata pode ser fatal?

Não vamos exagerar. O risco existe, mas é muito difícil. Embora as mordidas de baratas sejam raras, elas podem causar irritação, inflamação e até mesmo infecções secundárias se não forem tratadas adequadamente. No entanto, é importante ressaltar que as baratas não são conhecidas por transmitir doenças graves através de suas mordidas. O maior risco à saúde associado às baratas está na capacidade desses insetos de transportar patógenos e contaminar alimentos e superfícies.

Prevenção: como manter a casa livre de baratas

Para evitar problemas com baratas, é essencial adotar medidas de prevenção como:

  • Mantenha a casa limpa: Limpe quantas vezes for necessário para manter desengordurados pisos, coifas, fogões e maquinários.
  • Evite acumular detritos e restos de alimentos sobre a pia, a lava-louças e o chão da cozinha.
  • Mantenha o lixo em recipientes fechados.
  • Mantenha os alimentos guardados em recipientes fechados.
  • Deixe armários e dispensas limpos, fechados e sem resíduos de alimentos.
  • Verifique periodicamente frestas, cantos de armários e paredes.
  • Elimine eventuais esconderijos de baratas, vede frestas e outros espaços pequenos e úmidos.
  • Remova e não permita o acúmulo de caixas de papelão, jornais, revistas e lixo em locais não apropriados.
  • Coloque tampas nos ralos.
  • Coloque borracha de vedação na parte inferior externa das portas.
  • Limpe periodicamente a parte superior dos quadros e paineis.
  • Remova os ovos de baratas.
  • Pare de comer na mesa de trabalho, proteja os teclados dos computadores das migalhas de pão, biscoito, etc.
  • Providencie a vedação ou selagem de rachaduras, frestas, vasos, fendas, que possam servir de abrigo para as baratas.

Essas medidas de prevenção são essenciais para manter sua casa livre de baratas e reduzir os riscos à saúde associados à presença desses insetos.

Leia mais: Como eliminar baratas naturalmente e de uma vez por todas

Em resumo, embora muitas vezes sejam vistas como meros incômodos domésticos, as baratas podem representar, sim, uma ameaça à saúde pública devido à sua capacidade de transmitir doenças. Portanto, é importante estar ciente dos riscos associados a esses insetos e tomar medidas preventivas para manter um ambiente seguro e saudável.

Fontes: 

  1. Fiocruz
  2. G1

Para se aprofundar no tema, leia também:

Por que Esmagar Baratas para Matá-las é uma Péssima Ideia

Pequenas grandes transmissoras: as formigas carregam e espalham doenças

Significado espiritual da barata e de sonhar com baratas

Descoberto o fungo capaz de acabar com as baratas naturalmente




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...