Mil aves migratórias morrem ao colidirem com amplas janelas de vidro


Em apenas uma noite, quase mil aves migratórias perderam suas vidas ao colidirem com as amplas janelas de vidro de um grande centro de convenções em Chicago, USA. Foi um choque terrível ver tantas aves perderem suas vidas dessa maneira.

Ao ler sobre esse triste incidente, fica claro como as grandes janelas e superfícies transparentes nos prédios podem ser verdadeiras armadilhas para as aves. Imagine… elas estão voando tranquilamente em sua migração, e de repente, são atraídas pelas luzes artificiais e acabam se chocando, perdendo suas vidas.

É perturbador saber que esses espaços luxuosos tornam-se perigosos para essas criaturas tão belas e importantes para o equilíbrio natural. As cidades podem ser lugares incríveis, mas suas luzes noturnas, embora belas para nós, podem ser um verdadeiro perigo para as aves em suas jornadas. Os especialistas ressaltam como as cidades são arriscadas para as aves migratórias.

Esses animais já enfrentam viagens extenuantes, e as luzes urbanas apenas aumentam suas dificuldades, levando a trágicos incidentes como esse. Descobrir que medidas simples, como a alteração das tonalidades das luzes ou a adição de silhuetas nos vidros, podem salvar tantas vidas de pássaros é um sinal de esperança.

“As cidades representam múltiplos riscos para as aves migratórias. Eles também oferecem recursos para aves cansadas descansarem e reabastecerem. Nosso estudo é digno de nota porque combina big data – e muito processamento – da rede de radares de vigilância meteorológica com big data de múltiplos sensores espaciais para abordar questões-chave sobre a influência das áreas urbanas na migração de aves”, disse o professor Geoff. Henebry, coautor do estudo e professor de geografia na Michigan State University. A poluição luminosa das cidades deve ser considerada uma verdadeira armadilha ecológica para as aves, conforme explica o professor Kyle Horton, coordenador do estudo.

Precisamos considerar seriamente como nossos espaços urbanos podem se tornar mais seguros para todas as formas de vida, inclusive para essas aves que enriquecem nossos céus e nossas vidas.

Os detalhes da pesquisa Artificial light at night is a top predictor of bird migration stopover density foram publicados na revista científica Nature Communications.

Talvez te interesse ler também:

Qual é a razão da bela coreografia dos estorninhos no céu?

Por que alimentar pássaros pode não ser tão bom quanto parece

O que fazer se você encontrar um animal silvestre na sua casa




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...