Aves silvestres são encontradas mortas em ilha do Espírito Santo e suspeita-se de gripe aviária


Grave ocorrência: aves silvestres são encontradas mortas em ilha do Espírito Santo e suspeita-se de gripe aviária. Autoridades investigam os casos e realizam vistorias em outras ilhas utilizadas pelas aves na região litorânea capixaba.

Agentes do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) coletaram amostras para análise em duas ilhas localizadas em Marataízes, no Sul do estado, após a descoberta de diversas aves silvestres mortas no local. Segundo a Secretaria Estadual de Agricultura (Seag), essas ilhas são importantes para a reprodução dos animais.

Nove aves contaminadas com a doença foram registradas no estado, sendo uma em Cariacica, uma em Itapemirim, uma em Linhares, uma em Marataízes, uma em Nova Venécia, uma em Piúma, duas em Vitória e uma na Serra.

Até o momento, não há relatos de contaminação em humanos e a gripe aviária ainda não afetou o setor produtivo.

As autoridades estão aguardando o resultado das análises laboratoriais para obter informações mais conclusivas. Enquanto isso, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente está tomando medidas de precaução, como a proibição do acesso de turistas, banhistas e mergulhadores às ilhas de Marataízes.

A Secretaria Estadual de Saúde do Espírito Santo (Sesa) informou que já foram recebidas 102 notificações de pessoas expostas a aves contaminadas. Noventa e dois casos foram descartados, dez pessoas estão sendo monitoradas sem sintomas e cinco pessoas apresentam sintomas e aguardam resultados de exames.

Até o momento, segunda-feira, 29, nenhum caso positivo em humanos foi registrado no Brasil.

O Instituto Estadual de Meio Ambiente também está realizando vistorias em ilhas costeiras onde ocorre a reprodução de aves marinhas. No último domingo (28), foram realizadas ações em Vila Velha e Vitória, e nesta segunda-feira (29), a ação foi realizada em Guarapari.

O que é gripe aviária e por que é perigosa?

A gripe aviária, também conhecida como influenza aviária, é uma doença viral que afeta aves, principalmente aves domésticas e selvagens. É causada por diferentes subtipos do vírus da influenza, sendo o H5N1 um dos mais conhecidos e perigosos. A doença pode variar de leve a grave, com alta taxa de mortalidade em aves contaminadas.

A preocupação com a gripe aviária reside no fato de que alguns subtipos do vírus podem ser transmitidos para os seres humanos, podendo levar a infecções graves e até mesmo à morte. Esses casos são raros, mas representam um risco significativo para a saúde pública.

A transmissão da gripe aviária para os humanos geralmente ocorre por meio do contato direto com aves infectadas ou com superfícies contaminadas por suas fezes, secreções ou fluídos corporais.

Embora não haja evidências de que a doença seja facilmente transmitida entre humanos, existe o potencial de mutação do vírus, o que poderia resultar em uma pandemia de gripe com consequências graves para a saúde global.

É importante monitorar e controlar a propagação da gripe aviária, implementando medidas de biossegurança em aviculturas e mantendo a vigilância em aves migratórias e áreas de reprodução. Além disso, a detecção precoce de casos em humanos e a rápida resposta em termos de tratamento e prevenção são fundamentais para reduzir o risco de disseminação do vírus e proteger a saúde da população.

Fontes:

  1. G1
  2. Governo do Rio de Janeiro

Talvez te interesse ler também:

38 milhões de aves abatidas cruelmente durante surto de gripe aviária nos EUA e Europa

Vírus e bactérias da pecuária e da avicultura estão destruindo a vida selvagem

Gripe aviária: novo surto no Japão, 42 mil frangos foram abatidos 




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...