Vozes Humanas Assustam Mais que Leões na Savana Africana


Um estudo internacional liderado por cientistas britânicos da University of Western London revelou que os animais selvagens na savana africana têm mais medo das vozes humanas do que dos rugidos de leões, mesmo considerando os leões como alguns dos predadores mais ferozes do continente. Isso indica que esses animais veem os seres humanos como a principal ameaça à sua sobrevivência. A pesquisa examinou o comportamento de várias espécies expostas a diferentes fontes sonoras reproduzidas por alto-falantes, focando principalmente nas reações de 19 espécies, incluindo elefantes, antílopes, búfalos, leopardos e girafas.

O estudo

Os resultados mostraram que esses animais tinham o dobro de probabilidade de fugir e abandonar áreas como poços de água quando eram expostos a vozes humanas em comparação com os rugidos de leões ou outros sons relacionados à caça. Curiosamente, 95% das espécies pesquisadas demonstraram um comportamento semelhante, com animais como girafas, leopardos, hienas e zebras fugindo mais rapidamente quando ouviam vozes humanas. Rinocerontes e elefantes foram identificados como aqueles que abandonavam mais rapidamente as áreas. O estudo foi conduzido no Greater Kruger National Park, uma ampla área de conservação na África do Sul, conhecida por sua rica biodiversidade.

O impacto do turismo de vida selvagem

Essas descobertas levantam preocupações importantes sobre o impacto do turismo de vida selvagem, onde turistas, mesmo buscando apenas observar e fotografar animais, podem inadvertidamente afugentar a vida selvagem com seus ruídos. Além disso, o estudo sugere que o uso estratégico de megafones ou alto-falantes em áreas de conservação pode ser uma maneira eficaz de afastar animais de áreas vulneráveis, protegendo-os assim de atividades ilegais, como a caça furtiva.

Essa pesquisa Fear of the human “super predator” pervades the South African savanna, publicada na revista Current Biology, destaca a complexa relação entre predadores e presas nos ecossistemas naturais e a importância de entender e mitigar o impacto que os humanos têm sobre a vida selvagem.

Fonte: BBC

Talvez te interesse ler também:

Vespa-joia: o “Alien” e predador mais temido da barata

Este peixe se defende deixando seus predadores calminhos/calminhos

Confronto Surpreendente: Preguiça Enfrenta Jaguatirica em Vídeo Raríssimo




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...