Este peixe se defende deixando seus predadores calminhos/calminhos


Cada qual se defende como pode – essa é uma lei natural que permite a sobrevivência das espécies quando se deparam com seus predadores. Mas, esse peixinho pequeno, o Blackline Blenny ou Meiacanthus nigrolineatus, se defende injetando um potente opiáceo através de seus caninos avantajados.

O Blackline Blenny é, um peixinho pequeno, de 9 cm no máximo, que habita recifes asiáticos e aquários mundo à fora.

Com a evolução da sua espécie, esses peixinhos desenvolveram dentes caninos bastante grandes e pontudos, inicialmente para facilitar-lhes a caça de seu alimento mas que, posteriormente, se desenvolveram como injetores de veneno.

Dessa vez não é um veneno mortal ou tremendamente doloroso como o de tantos outros peixes venenosos que existem mas sim, um opiáceo poderoso que, instantaneamente, provoca a redução drástica de pressão arterial no predador que tentar aproximar-se do Blackline Blenny.

Essa baixa abrupta de pressão faz com que peixes maiores fiquem tontos, lerdos, desinteressados de ações agressivas de qualquer tipo e, desistam de sua presa.

Algumas outras espécies de peixes de recifes imitam as cores e os movimentos dos Blackline e, sem terem dentões ou opiáceo injetável, se beneficiam da proteção que este peixinho lhes cede virtualmente. Essa ação, de imitação, é natural e desenvolvida no processo evolutivo das espécies em sua luta pela sobrevivência.

Este estudo pode te contar os dados básicos da pesquisa científica que deu origem a esta novidade do reino animal.

A biodiversidade é realmente encantadora!

Especialmente indicado para você:

BAOBÁ: PROPRIEDADES E CURIOSIDADES DESTA ÁRVORE TÃO MAJESTOSA

LIÇÕES DA NATUREZA: PARA FUGIR DE PREDADORES, LAGARTO ABANDONA SUA PELE

METASEPIA PFEFFERI: O ADORÁVEL HIPOPÓTAMO DO MAR (VÍDEO)

Fonte foto capa




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...