Baobá: Propriedades e Curiosidades Desta Árvore Tão Majestosa


Toda planta é útil e o mais importante é a gente conhecer as suas propriedades. O baobá não é planta que se cultive no Brasil mas, muitos povos o usam como alimento e medicina. Conheça aqui algumas histórias interessantes sobre os baobás.

O que é o baobá, uma das mais antigas e maiores árvores que existe

A maior árvore do continente africano – um reservatório de água boa e alimento farto, os baobás podem alcançar a idade de 6 mil anos. Também existem baobás na Austrália.

São 8 as espécies de baobás existentes e 6 dessas são originárias de Madagascar.

Outro nome dos baobás e imbondeiro (ou embondeiro, nos países africanos de língua portuguesa. O nome científico do gênero é Adansonia, da família Bombacaceae. Cada uma das espécies tem nomes diferentes, claro: Adansonia digitata é o baobá africano (que, na verdade é originário de Madagascar), O nome “baobá, ou baobab” vem do idioma árabe e quer dizer “pai de muitas sementes“.

Baobás no Brasil

No Brasil há uma centena de baobás: Alagoas, Ceará, Pernambuco, Goiás, Mato Grosso e Rio de Janeiro são os estados onde há baobás plantados. Estas árvores foram trazidas da África pois, também são consideradas sagradas e têm significado importante para as nações de candomblé.

baobà brasil

Baobá no Recife – Fonte foto

Dizem que foi um baobá brasileiro que está na Praça da República de Recife que instigou Antoine de Saint-Exupéry a contar, no seu livro “O Pequeno Príncipe”, sobre “o perigo de baobás crescerem no pouco espaço do asteroide onde ele vivia.

Folhas, frutos e sementes alimentícias

fruto do baoba

Baobá é uma árvore grande que pode atingir até 30 metros de altura e mais de 7 metros de circunferência, que resiste a longos períodos de seca – suas terras de origem são savanas desérticas – e capaz de acumular muita água boa no seu tronco (120 mil litros).

Suas folhas, frutos e sementes são muito nutritivos e têm propriedades medicinais usadas pelos povos africanos, aborígenes australianos e, naturalmente, pelo povo de Madagascar (que é uma ilha-país em frente a Moçambique).

O fruto do baobá, mucua, é considerada uma das superfrutas, desde o ano passado por ser um alimento rico e completo. Trata-se de uma cápsula seca (não tem suco) e é usado como alimento. As folhas são usadas na alimentação, frescas ou cozidas, pois são muito nutritivas.

As sementes são comidas tostadas ou transformadas em farinha. Das sementes, secas e moídas, também se faz uma bebida que lembra o café.

As flores do baobá

flor do baoba

As flores do baobá só duram 1 dia, são compridas (podem atingir os 20 cm), cheias de néctar e exalam cheiro de carniça pela presença de escatol – atraem enxames de moscas varejeiras e outros polinizadores mas, também participam desse circuito de vida os macacos (muitos vivem dentro dos troncos ocos, comem frutos e flores, e os morcegos.

Histórias e lendas do Baobá

Uma história sobre o baobá (contada pela minha neta que a leu no livro da diversidade) é assim:

“Se uma pessoa comer a sementes molhadas do baobá ela terá proteção contra os crocodilos mas,

se uma pessoa se atrever a arrancar uma flor da árvore, morrerá devorada por um leão”

Essa historinha exemplifica bem o valor desta árvore para os povos africanos onde ela existe, não? As flores, que duram só um dia, precisam ser, a todo custo, preservadas, para que gerem frutos, o alimento e a vida. Mas, esta árvore é cheia de simbologias.

As simbologias do Baobá

Para alguns povos, se alguém ao morrer é enterrado dentro do tronco de um baobá, se diz que seu espírito permanecerá lá enquanto a árvore permaneça viva. Outra lenda diz que os galhos do baobá são habitados por espíritos.

Talvez estas lendas sejam originadas no misticismo africano de manifestações animistas (que honram as almas, incorporam espíritos) e, seja a razão da sacralização desta árvore magestosa.

baoba colheita frutos

Colheita de frutos de Baobá – Fonte foto

Usos medicinais do baobá

O fruto do baobá é uma boa fonte de vitaminas (especialmente vitamina C e vitaminas do complexo B), fibras, aminoácidos essenciais e ferro. Também possui qualidades antisséptica, antibacteriana e retardadora do envelhecimento.

Resumidamente, as principais qualidades deste fruto e que fazem dele um alimento tão importante para as populações da sua região de origem são:

● É uma fonte de vitamina C

● Contém vitaminas do complexo B

● Fornece aminoácidos essenciais

● Contém muita fibra

● Rico em antioxidantes

● Fonte de ferro

● Fonte de ácidos graxos essenciais

● Tem propriedades anti-inflamatórias

● Propriedades antibacterianas

● Antisséptico

● Propriedades anti-envelhecimento

● Propriedades desintoxicantes e depurativas

● Propriedades antidiarréicas

● Hepatoprotetor

Como se usa o baobá

Os frutos e folhas do baobá são usados, como alimento, de diferentes maneiras pelas populações nativas dos países onde existe esta árvore. A polpa do fruto se desidrata naturalmente após maturação e é reduzida a pó.

● seus frutos são consumidos in natura

● a água contida no tronco é aproveitada para beber e cozinhar

● as folhas são usadas tanto cozidas, como alimento, quanto para fins medicinais

● a polpa desidratada é usada para fazer mingau, pirão, engrossar sopas e molhos assim como em bolos, sorvetes, pudins, pão, cuscuz, iogurte e biscoitos.

● das sementes é extraído óleo vegetal.O baobá é também uma fonte de fibras têxteis, tintas vegetais e combustível.

Usos medicinais do baobá

● para tratar problemas de pele, erupções e queimaduras solares se usa o pó de polpa desidratada e o óleo de semente de baobá

● a ingestão do de baobá permite a recuperação do sistema imunológico e as funções orgânicas após esgotamento

● em barras de cereais (desde 2008, aprovado pela União Europeia e reconhecido como alimento seguro pela FDA, desde 2009)

Onde comprar frutos e pó de baoba

Atualmente já se pode comprar pó de baobá para uso como suplemento alimentar mas, alerta-se para o fato de que tanto o óleo vegetal quanto a essência e o pó são bastante concentrados e podem, dependendo da sua sensibilidade, produzir efeitos adversos no seu organismo.

Uma organização sem fins lucrativos, a Baobab Fruit Co. do Senegal comercializa o fruto na Europa e na América do Norte e a PhytoTrade África tem planos para comercializar o fruto para benefício de cerca de 2,5 milhões de famílias mais pobres na África Austral.

Pela internet é possível comprar na Amazon, por exemplo. Mas é sempre melhor perguntar a um médico antes, sobre a necessidade e utilidade de se tomar este suplemento.

Especialmente indicado para você:

MAÇÃZINHA DA MORTE: A ÁRVORE MAIS PERIGOSA DO MUNDO

AS 10 ÁRVORES MAIS ANTIGAS DO MUNDO

ÁRVORE DE JOSUÉ: A ÁRVORE MAIS AMADA E MAIS FOTOGRAFADA DO DESERTO




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Este artigo possui 3 comentários

  1. Helder Sebastião Oliveira Barros
    Publicado em 19/05/2021 às 9:09 pm [+]

    Boa noite, me chamo Helder, trabalhei 4,5 anos em Angola, e trouxe umas sementes dessa planta, as plantei e hoje eles estão com aproximadamente uns 10m de altura, gostaria de incluir o local onde está plantado eles, no município de são Francisco do Maranhão/MA no povoado JUÇARA-MA
    Temos 8 plantas crescida


  2. D OLHO NO LANCE
    Publicado em 23/08/2022 às 1:57 am [+]

    TENHO SEMENTES E DESJO SABER COMO FAZÊ-LAS GERMINAREM. FAZER
    MUDAS E PLANTÁ-LAS.


  3. Daia Florios
    Publicado em 30/08/2022 às 9:54 am [+]

    Dizem para colocar as sementes em água fervente (depois de alcançar o ponto de ebulição, desligar o fogo), colocar as sementes por dois minutos na água. O método diminui o tempo de germinação das sementes duras como as de baobá. Um outro método é retirar a parte dura das sementes para que germinem mais rápido, deixá-las em um pote coberto, em poucos dias as sementes começar a brotar, aí é só plantar em vaso pequeno (no raso, sem afundar as sementes, você sabe…). Veja esse vídeo em inglês mas com tradução para o português (clique no botão das configurações e ative a legenda) Nos comentários do vídeo, as pessoas dizem que o método funcionou. veja aqui -> https://www.youtube.com/watch?v=PUkyq8CL2Ko


Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...