Confronto Surpreendente: Preguiça Enfrenta Jaguatirica em Vídeo Raríssimo


Num cenário na floresta amazônica do Equador, um incrível vídeo capturou um momento raro de confronto entre uma preguiça (Choloepus didactylus) e uma jaguatirica (Leopardus pardalis). A preguiça, normalmente vista como um alvo fácil, surpreendeu ao defender-se vigorosamente e manter o predador à distância. As imagens foram registradas por uma armadilha fotográfica na Estação de Biodiversidade de Tiputini, onde animais se reúnem para lamber sais minerais escassos na região.

A sequência mostra a preguiça enfrentando a jaguatirica, afastando-a com movimentos rápidos e bem-sucedidos. A preguiça usou um tronco caído para se proteger e manteve o felino à distância, demonstrando agilidade e resistência surpreendentes. Os pesquisadores ficaram entusiasmados com a filmagem, pois ela oferece uma visão rara e valiosa da interação entre essas duas espécies.

Preguiças e jaguatiricas são difíceis de estudar devido à natureza esquiva de ambos. O vídeo fornece insights sobre a dinâmica de predador e presa, destacando também a atividade diurna incomum das preguiças, que são predominantemente noturnas. A cena revela o risco que as preguiças enfrentam ao descerem das árvores para lamber minerais no solo da floresta.

No vídeo, a jaguatirica tenta agarrar a preguiça enquanto ela se dedica a lamber sais minerais. A preguiça reage com golpes rápidos e eficazes, mantendo o predador afastado. Ela se protege atrás de um tronco caído, enquanto a jaguatirica tenta se aproximar. Apesar do campo limitado da armadilha fotográfica, os pesquisadores acreditam que a preguiça conseguiu escapar do ataque, já que não foram encontrados vestígios dela na área.

O vídeo oferece uma visão única da vida na floresta amazônica, revelando interações intrigantes entre diferentes espécies. A pesquisa continua, e os cientistas estão coletando informações sobre outras interações entre preguiças e jaguatiricas, enriquecendo nosso entendimento da biodiversidade e comportamento animal na região.

O estudo Sloths strike back: Predation attempt by an ocelot (Leopardus pardalis) on a Linnaeus’s two-toed sloth (Choloepus didactylus) at a mineral lick in Western Amazonia, Ecuador que descreveu esse evento surpreendente foi publicado na revista científica “Food Webs” e destaca a importância dessas observações para o conhecimento científico.

Fonte: The University of Texas at Austin

Talvez te interesse ler também:

Vídeo raro mostra o incrível nascimento de um bicho-preguiça na copa de uma árvore

Bicho-Preguiça – Curiosidades do animal conhecido como o mais lento do mundo

A primeira jaguatirica-albina do Planeta foi encontrada na Colômbia




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...