África proíbe leões em cativeiro, mas a notícia não é boa como parece

África proíbe leões em cativeiro, mas a notícia não é boa como parece

Várias mídias estão divulgando a notícia que a África proibiu leões em cativeiro, como uma notícia boa. Porém, não atentaram para o que está por trás dessa decisão que é impulsionar a economia africana através da atividade comercial da caça aos leões selvagens.

Como recentemente aconteceu com os elefantes que noticiamos aqui:

Zimbábue permite caçar elefantes em extinção para salvar o turismo e a economia

A notícia sobre a proibição dos leões em cativeiro não é tão boa como parece.

Segundo o The Independent, a Ministra do Meio Ambiente da África do sul, Barbara Creecy, enfatiza que ela não tem planos de acabar com a caça de leões selvagens:

“Prevenir a caça de leões em cativeiro é do interesse da autêntica indústria da caça selvagem, irá impulsionar a economia da caça, a nossa reputação internacional e os empregos que isso cria.”

Crueldade com leões, tanto em cativeiro, como na caça

De fato, existe crueldade na criação de leões em cativeiro. Porém a manutenção da caça e, ainda regulamentada, é tão cruel ou pior.

Imagens terríveis de leões maltratados, criados para serem acariciados por turistas

Nesse contexto, a proibição deveria se estender também à caça aos leões selvagens, ou seja, que estão livres na Natureza.

Infelizmente, a ideia é manter essa atividade cruel e ainda de forma legalizada.

De acordo com outro site de notícia, Eyewitness News – EWN, a Ministra Barbara Crecy deixou claro que não tem planos de acabar com a caça aos leões selvagens da África do Sul, declarando:

“A caça legalmente regulamentada de espécies icônicas no ambiente regulamentar continuará a ser permitida, não estamos proibindo a caça legalmente regulamentada e permitida.”

“A intenção aqui é garantir que aqueles que estão interessados na caça autêntica da vida selvagem não cacem animais que foram retirados da jaula.”

Em suma, uma das principais razões da África do Sul estar firmando a proibição da criação de leões em cativeiro é para regulamentação da caça, visando fins comerciais, econômicos e turísticos.

Tal posicionamento coloca ainda mais em perigo a vida dos cerca de 3.000 leões selvagens que restam livres na Natureza.

A Lista Vermelha da IUCN, atesta esse perigo pois, os leões se encontram vulneráveis à  extinção e uma das causas disso é a caça a estes animais.

Mesmo diante desses fatos,  tem entidade de proteção animal vendo com bons olhos a proibição aos leões de cativeiro e ignorando o que está por trás disso.

Nem cativeiro nem caça: preserve!

Infelizmente, esse jogo de cartas marcadas quem ganha é o mercantilismo humano que sacrifica a vida animal para se abastecer, deixando de buscar alternativas mais sustentáveis que de fato respeitem a vida animal.

E quem mantém esse mercantilismo são as autoridades governamentais, empresários e os turistas.

Os turistas dão combustível para essas atividades, pois pagam para tirar selfies e acariciar os leões de cativeiro, que por vezes são criados em condições que vão contra à natureza deles, causando sofrimento e dor aos animais.

Há também aqueles turistas que vão à África para caçar os leões e ostentá-los mortos, como um troféu, uma vitória, Uma prática insana, como nos tempos dos gladiadores, e agora prestes a ser regulamentada visando impulsionar a economia africana, configurando uma trágica realidade para a vida selvagem.

Turistas matam um leão, só para tirar uma foto

Ações de preservação animal

Se ao invés de transformar os leões em objeto de caça, como solução para melhorar a economia, as medidas poderiam ser:

  • criar grandes reservas naturais e protegidas -> priorizando a liberdade dos animais selvagens
  • fiscalizar os cativeiros que existem no país -> a fim de impedir maus-tratos e aberrações contra a natureza dos animais
  • buscar outras alternativas ecológicas e sustentáveis -> sem o sacrifício animal, para melhorar a economia e o turismo do país.

Com essas medidas, seria possível, de fato, comemorar e dizer que foi uma vitória para a vida selvagem animal!

Porém, com a manutenção da caça aos animais, isso é pura ilusão!

Lamentável tudo isso, e ainda tem gente que pensa que essa proibição dos leões em cativeiro irá de fato beneficiá-los

Podemos ajudar compartilhando e comentando essa notícia, nos posicionando contra a caça aos leões para que essa manifestação tenha grande repercussão e chegue às autoridades africanas, a fim de proíbam também a caça aos leões selvagens.

Apoiemos a vida selvagem!

Saiba mais sobre a Magnificência do Leão em:

Leão, o Rei da Selva. Significado simbólico e da tatuagem

Gostou? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on tumblr
Share on reddit
Share on pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *