Youtube, pare de exibir e monetizar vídeos de caça de animais silvestres


Animais como onças, pacas, veados, macacos, antas, catetos e até mesmo pequenas aves, são caçados com requintes de crueldade e ainda exibidos no YouTube, mostrando cenas de extrema violência e ainda recebendo likes e monetização, o que incentiva ainda mais esse tipo de prática!

Para piorar esta realidade, tem gente que curte e compartilha este tipo de conteúdo que só estimula mais ainda a caça e a crueldade contra os animais silvestres.

Para mudar esta trágica situação, a Rede Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Silvestres-Renctas, lançou no último dia 03 a Campanha Basta de Caça.

A campanha conta com uma petição online pedindo para que o YouTube pare de permitir vídeos de caça de animais silvestres em sua plataforma e, principalmente pare de monetizar tais vídeos.

Geralmente uma coisa puxa a outra. Temas de grande interesse e número de visualizaçōes monetizam mais e faz com que haja menos interesse ético em deixar de exibi-los e monetizá-los.

Sobre a Renctas

A Renctas é uma Organização Social de Interesse Público fundada em 1999, com sede em Brasília-DF e escritório regional na Amazônia, que luta pela conservação da biodiversidade e desenvolve ações em todo o Brasil, por meio de parcerias com a iniciativa privada, poder público e terceiro setor.

Campanha Basta de Caça: estratégia e finalidade

A campanha visa sensibilizar os acionistas da empresa norte-americana Alphabet, que é gestora e investidora do Google e YouTube.

De acordo com o coordenador geral da Renctas, Dener Giovanini, a pressão da sociedade é de suma importância  para que a empresa se posicione com mais sensibilidade diante desta realidade perversa.

“Ter uma gigante da tecnologia apoiando uma prática tão primitiva e desnecessária como a caça é inaceitável.

O YouTube precisa rever urgentemente suas práticas de governança social e ambiental”, explica Denver.

Petição online: Basta de Caça

Uma das principais iniciativas da campanha da Renctas é a a petição online que será enviada aos acionistas do YouTube para que estes saibam o quanto a plataforma está sendo utilizada para monetizar vídeos de criminosos no Brasil, vídeos que envolvem caça ilegal e contribuem para a destruição da nossa fauna silvestre.

Para apoiar esta campanha, assine a petição clicando -> AQUI 

Quanto mais assinaturas, maior será a força desta mobilização e o impacto positivo para que o YouTube pare de apoiar este tipo de prática insana!

Afinal, caça não é diversão!

Basta de matança da fauna silvestre em troca de likes!

Outra forma de apoiar essa mobilização é compartilhando este conteúdo, as postagens da Renctas e o link da petição com amigos, famíliares e colegas de trabalho.

Assim, estaremos ajudando a salvar milhões de animais silvestres vulneráveis aos tiros de espingardas dos caçadores!

Ações na Justiça Federal

Outra medida da Renctas para coibir esta permissividade com vídeos de caça de animais é através de ações na Justiça como representação no Ministério Público Federal contra o Google e o YouTube, visando que estas plataformas criem políticas e regras que impeçam a publicação e a expansão destes tipos de conteúdos.

YouTube permissivo com a caça

O YouTube é a maior plataforma de compartilhamento de vídeos do mundo e, desafortunadamente, tornou-se um espaço para aqueles que desrespeitam as leis ambientais brasileiras.

Muitos desses vídeos alcançam milhões de visualizações exibindo cenas de extrema crueldade contra a fauna nativa brasileira. Tal prática é tão deliberada, que os caçadores se exibem com suas vítimas mortas e ainda se vangloriam do feito!

Ainda há vídeos de caça exibidos pelo YouTube que são verdadeiros tutoriais de caça e ensinam a fabricar armadilhas, técnicas de tiro e construção de “esperas”, que são plataformas utilizadas pelos caçadores para surpreender os animais.

Estes vídeos não deveriam ser permitidos no YouTube já que nas Diretrizes para a Comunidade – que são as regras de comportamento estabelecidas pela própria plataforma – encontra-se a Política sobre conteúdo violento ou explícito, que diz textualmente:

“No YouTube não é permitido exibir conteúdo violento ou explícito com o objetivo de chocar ou causar repulsa nos espectadores, nem material que incentive as pessoas a cometer atos violentos.”

Na contramão desta regra, o YouTube justifica a exibição de vídeos com a caça de animais como um contexto geralmente aceito. Por isso, a plataforma tornou-se o local ideal para os caçadores divulgarem os seus vídeos sangrentos, exibindo a fauna silvestre brasileira sendo dizimada e massacrada.

Paradoxalmente, permitir conteúdos de caça e crueldade com animais vai contra a regra estabelecida pelo próprio YouTube.

Se o YouTube permite a exibição destes vídeos, está descumprindo com a regra de sua plataforma e com isso contribuindo para aumentar a caça e o risco de extinção de diversas espécies ameaçadas.

Ao não estabelecer nenhuma regra específica ou restrição para a exibição de vídeos de caças, o YouTube está sendo conivente com o crescimento da caça ilegal no Brasil.

A frieza dos caçadores

A exibição de vídeos de caça no YouTube também são combustível para perpetuar a perversidade de caçadores que caçam por mero prazer e diversão.

Para se ter uma ideia, em um vídeo exibido no YouTube um caçador diz, em tom de deboche, que quando vai para o mato é para matar o que passar na frente do cano da arma.

Para os caçadores não importa a espécie, o sexo, o tamanho, a idade e muito menos o risco de ameaça de extinção do animal, porque o objetivo principal é matar apenas para se distrair e compartilhar suas “habilidades” com os seus amigos, através do YouTube que exibe seus vídeos.

Quem assiste e ainda curte e compartilha este tipo de conteúdo também serve como incentivador dessa prática sanguinária!

Vídeo da Campanha Basta de Caça

Este vídeo do canal da Renctas faz parte da Campanha Basta de Caça e mostra CENAS DE SOFRIMENTO ANIMAL causado pela caça:

Indignidade humana X Dignidade Animal

A Declaração Universal dos Direitos dos Animais das Nações Unidas, afirma que:

 “Nenhum animal deve ser usado para divertimento do homem.

A exibição de espetáculos que utilizem animais é incompatível com a dignidade animal.”

Isto é um lembrete que para respeitar e preservar a dignidade animal é preciso desenvolver a dignidade humana!

Para mais informações sobre a indignidade humana para com os animais, talvez te interesse ler também:

PL quer regulamentar o manejo, o controle e o exercício da caça profissional no Brasil

União contra a caça! Conheça os projetos que tramitam no Congresso. Evitemos o retrocesso!

Todos Contra a Caça: evite esse retrocesso. Assine a Petição

Pele de burro vendida criminosamente em redes sociais

O terrível declínio do número de leões na África

Criação de animais não pode ser Patrimônio Cultural Imaterial. Vote: Discordo totalmente

Tráfico de animais, um crime perverso sustentado por você!

Tráfico de animais: répteis vivos escondidos na roupa

A única girafa branca fêmea do mundo, acaba de ser morta por caçadores, junto com seu filhote

Crueldade: criadores anunciam matança de Chinchilas

Extermínio: 1.400 golfinhos são assassinados em um dia nesta ilha europeia

Qual é o preço que os animais pagam pela tua diversão? Zoos, aquários, circos e muito mais

O boto cor-de-rosa está em perigo: tirar fotos e alimentar animais silvestres é proibido por lei




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...