Descoberta do 1° Híbrido Entre Cão e Graxaim Levanta Preocupações


Uma descoberta surpreendente, que teve inicio em 2021, agitou a comunidade científica no Brasil. Um animal parecido com um cachorro, foi encontrado atropelado à beira de uma estrada no município de Vacaria, localizado no estado do Rio Grande do Sul. O resgate desse animal, feito pelo biólogo Herbert Hasse Junior, em colaboração com a patrulha ambiental local, desencadeou uma série de eventos que levaram os pesquisadores a uma conclusão intrigante: o animal era, na verdade, um híbrido entre um cão doméstico (Canis lupus familiaris) e uma espécie de canídeo conhecida como graxaim-do-campo (Lycalopex gymnocercus).

O graxaim-do-campo, apesar de ser frequentemente comparado a uma raposa devido à sua aparência, é uma espécie única endêmica da América do Sul, especialmente presente em regiões da Argentina, Uruguai, Paraguai, Bolívia e sul do Brasil. A descoberta desse híbrido, que recebeu o nome de “Dogxim,” representou um caso notável na história da biologia, uma vez que evidenciou a capacidade de duas espécies distantes geneticamente, o cão doméstico e o graxaim-do-campo, de se cruzarem e produzirem descendentes.

O animal foi inicialmente encaminhado para o hospital veterinário da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde uma equipe de especialistas estava preparada para lidar com casos de vida selvagem. No entanto, à medida que o animal se recuperava, surgiram preocupações crescentes. “Dogxim” se recusou a comer ração, um comportamento totalmente divergente do esperado de um cão doméstico. Os cuidadores então ofereceram pequenos roedores, e o animal os consumiu prontamente, comportando-se como um típico graxaim-do-campo.

A perplexidade sobre a identidade do animal persistiu mesmo quando o geneticista Thales Renato Ochotorena de Freitas, do Instituto de Biociências da UFRGS, entrou em cena. O aspecto físico e o comportamento contraditório intrigaram os cientistas. Além disso, as análises genéticas revelaram algo extraordinário: Dogxim possuía 76 cromossomos, um número intermediário entre os 78 de um cão doméstico e os 74 de um graxaim-do-campo. Isso indicava claramente um cruzamento entre essas duas espécies.

Para confirmar essa conclusão, a bióloga Bruna Elenara Szynwelski, da UFRGS, analisou o DNA do híbrido e encontrou evidências genéticas que corroboraram a teoria do cruzamento. Essa descoberta tornou-se ainda mais notável porque foi a primeira vez que esse fenômeno foi documentado com detalhes na América do Sul. Casos semelhantes envolvendo canídeos híbridos foram registrados na África, Europa e América do Norte, mas a situação de Dogxim representou um marco científico na região.

Raros e surpreendente

No entanto, a morte posterior de Dogxim trouxe à tona preocupações. Os pesquisadores temem que cruzamentos entre espécies de canídeos possam resultar em problemas significativos. A capacidade de adaptação do híbrido na natureza, por exemplo, é incerta, já que sua pelagem escura é menos adequada para camuflagem em comparação com a coloração do graxaim-do-campo. Além disso, existe a possibilidade de transferência de doenças entre espécies, com cachorros domésticos transmitindo condições para animais selvagens, o que pode ter implicações sérias.

À medida que os cientistas continuam a investigar esse caso e suas implicações, fica claro que a descoberta de Dogxim abriu novos caminhos para o entendimento da diversidade da vida e dos desafios da conservação de espécies em um mundo em constante mudança. Conforme o estudo foi publicado no periódico científico “Animals” no início de agosto, os envolvidos no trabalho classificaram os achados como “raros” e “surpreendentes,” ressaltando a importância de continuar explorando e estudando as complexas interações entre as espécies em nosso planeta.

https://youtu.be/KTCw5VkexbY?si=x3x0FioyERanixdl

Fontes:

  1. The Telegraph
  2. BBC Brasil

Os detalhes da pesquisa “Hybridization in Canids—A Case Study of Pampas Fox (Lycalopex gymnocercus) and Domestic Dog (Canis lupus familiaris) Hybrid” foram publicados na Animals, revista cientifica especializada.

Talvez te interesse ler também:

Encontra um filhote ferido em seu jardim e descobre que se trata de um Dingo, espécie em extinção

Os cruzamentos híbridos provocados pelas mudanças climáticas

4 raças de gato que você não deve comprar, nunca!

LOBO – Caraterísticas, Curiosidades, Alimentação, Espécies

Os cães se tornaram amigos do homem muito antes do que pensávamos

Cães selvagens: uma ameça às florestas brasileiras




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...